A origem da teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A origem das Teorias da Administração

Introdução

A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade, iniciada em empresas rudimentares, que remontam à época dos assírios, babilônios, fenícios entre outros povos. Porém, a história da administração surgiu com o fenômeno que provocou a modernaadministração, trazendo rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas: a Revolução Industrial.
Essa revolução teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.
A Revolução Industrial desenvolveu-se em duasfases distintas. A primeira fase, de 1780 a 1860, na qual há o inicio do capitalismo com a revolução nos meios de transportes e comunicações, surgindo a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telégrafo e o telefone.
A segunda fase, de 1860 a 1914, é a revolução da eletricidade e derivados do petróleo e do aço, introduzindo a máquina automática e a especialização do operário. Há uma intensatransformação dos meios de transporte e nas comunicações: surge a estrada de ferro, o automóvel, o avião o telégrafo sem fio, o rádio.
Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo e trouxe duas conseqüências: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica mais capaz, e a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas,para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

As Teorias Administrativas

A moderna administração surgiu no início deste século, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. Um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) que veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio daracionalização do trabalho dos operários.
O outro engenheiro era francês, Henri Fayol (1841-1925) que veio a desenvolver a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração.
A partir desses dois pioneiros, Taylor e Fayol, a história da administração moderna pode serresumida em teorias ou escolas que lhes sucederam. Segundo Garcia e Bronzo (2000), as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas.

1) Teoria da Administração Científica

Foi desenvolvida por engenheiros americanos, seguidores de Taylor. Preocupavam-se principalmente coma organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho dos operários, buscando duma organização que enfatiza tempos, métodos e a divisão do trabalho. Taylor estudava a empresa do ponto de vista do chão de fábrica para cima, privilegiando as tarefas de produção. Os princípios desses métodos são:

- seleção científica do trabalhador: o trabalhador deve desempenhar a tarefa compatívelcom suas aptidões;
- tempo padrão: o trabalhador deve atingir no mínimo produção-padrão estabelecida pela gerência;
- plano de incentivo salarial: a renumeração deve ser proporcional ao número de unidades produzidas;
- trabalho em conjunto: os interesses dos funcionários (altos salário) e da administração (baixo custo de produção) devem ser conciliados através da busca do maior grau deeficiência e produtividade;
- gerentes planejam e operários executa,: o planejamento deve ser responsabilidade da gerência e a execução cabe aos operários;
- divisão do trabalho: uma tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas;
- supervisão: controlar o trabalho dos funcionários, verificando a produtividade o cumprimento da produção-padrão;
- ênfase na eficiência: estudos de...
tracking img