A origem da riqueza do hoem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de organização

A organização é uma unidade social coordenada, consciente, composta por duas ou mais pessoas, que trabalha com relativa constância de propósito para alcançar uma meta ou um conjunto de objetivos comuns. Por esta definição, as empresas produtoras e de serviços são organizações, assim como as escolas, hospitais, igrejas, unidades militares, lojas de varejo, departamentosde polícia e agências governamentais locais, estaduais e federais. As pessoas que monitoram as atividades das organizações, e que são responsáveis pelas organizações para alcançar esses objetivos são os seus gestores/administradores (embora às vezes eles são chamados de gerentes, particularmente em organizações sem fins lucrativos). Uma organização é um sistema projetado para atingir metas eobjetivos, temos também de explicar que estes sistemas podem, por sua vez, ser compostos de subsistemas que desempenham funções específicas relacionadas com o cumprimento desses propósitos.
Em outras palavras, uma organização é um grupo social formado por pessoas, tarefas e administração, que interagem no contexto de uma estrutura sistemática para atender seus objetivos. Uma organização só podeexistir quando nela há pessoas que estão dispostas a se comunicar e agir em conjunto para cumprir a missão. As organizações operam por regras que foram estabelecidas para concretar os propósitos. Os grupos de cidadãos que são criados para atender a alguma necessidade social são chamados de organizações da sociedade civil, ONG’s. Os partidos políticos, sindicatos, clubes desportivos e as ONGs sãoorganizações da sociedade civil. Em contraste, as organizações que são criadas pelo Estado para desenvolver o trabalho social são conhecidas como organizações governamentais. Elas são dirigidas pelo governo e financiamento público. Finalmente, podemos nos referir ao termo organização de empresas, que se refere à estrutura organizacional do trabalho na empresa.Existem vários elementos-base nesta estrutura, como a burocracia, a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de descentralização da mão de obra, e a formalização.

Características Básicas

Divisão do Trabalho
O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nadamais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas. O procedimento de dividir o trabalho começou a ser praticado mais intensamente com o advento da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção, principalmente no fabrico maciço de grandes quantidades através do uso da máquina, substituindo o artesanato, e o usodo trabalho especializado na linha de montagem. O importante era que cada pessoa pudesse produzir o máximo de unidades dentro de um padrão aceitável, objetivo que somente poderia ser atingido automatizando a atividade humana ao repetir a mesma tarefa várias vezes. Essa divisão do trabalho foi iniciada ao nível dos operários com a Administração Científica no começo deste século.

Racionalismo daOrganização Formal
Uma das características básicas da organização formal é o racionalismo. Uma organização é substancialmente um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos a cujas prescrições e normas de comportamento todos os seus membros se devem sujeitar. O princípio básico desta forma de conceber uma organização é que, dentro de limites toleráveis, os seus membros se comportarãoracionalmente, isto é, de acordo com as normas lógicas de comportamento prescritas para cada um deles. Dito de outra forma, a formulação orgânica de um conjunto lógico de encargos funcionais e hierárquicos está baseada no princípio de que os homens vão funcionar efetivamente de acordo com tal sistema racional.
De qualquer forma, via de regra, toda organização se estrutura a fim de atingir os seus...
tracking img