A origem da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DA MOEDA
No inicio não existia a moeda em si, mas uma troca de mercadorias o “escambo”, trocava-se o excedente do produzido por outras mercadorias, das diversas mercadorias que se trocavampodemos citar: peixe, milho, gado, sal. Quando se descobriu o metal, o mesmo também era trocado, primeiro em seu estado natural, depois em barras, em forma de objetos como anéis e braceletes.
Noséculo VII a.C, surgem às primeiras moedas no formato das atuais, os primeiros metais utilizados para confecção das moedas foram o ouro e a prata. Na idade média surgiu o ourives que guardava os valores epassava um recibo, estes recibos passavam de mão em mão dando origem ao dinheiro em papel. Com o tempo a moeda de papel evoluiu quanto à técnica de impressão utilizada hoje, sua impressão passou aser controlada pelo governo. Os países através de seus Bancos Centrais controlam e garantem a emissão de dinheiro. Com o passar do tem pó quem tinha acumulado grandes quantidades de dinheiro, começarama dedicar-se ao cambio de dinheiro. Os comerciantes, senhores feudais ou até raras vezes o próprio rei, que por alguma razão, se encontravam sem dinheiro, recorriam ao empréstimo de dinheiro a juros.O cambista que exercia sua profissão, em algum lugar do mercado sentava em um banco de madeira, daí a expressão “banqueiro”.
No Brasil a taxa de juros teve início há 200 anos atrás, com o alvaráexpedido pelo Príncipe Regente, que passou a permitir a cobrança de juros pelo empréstimo do dinheiro.
Juros é o rendimento do capital pelo uso em um determinado período, e representam o pagamento pelautilização do capital de um terceiro, pode ser classificados em: nominais que variam de acordo com a inflação, legais são os que decorrem de lei, convencionais decorrem do entendimento entre aspartes.
Juros remuneratórios – rendimento que remunera capital emprestado, juros moratórios – pena imposta ao devedor pelo atraso no cumprimento da obrigação.
Juros simples – aplicado diretamente no...
tracking img