A origem da mascara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem das máscaras | |

Na pré-história, as máscaras começaram por ser pinturas na cara. Eram usadas para representar deuses e forças maiores que as dos homens. Ao colocar a máscara, o homemrecebia essas forças que o ajudavam a caçar, a curar doenças e mais coisas.
Na China, mais tarde, as máscaras ajudavam a afastar os espíritos maus e também a curar.
Os romanos só usavam pintura norosto. Na Idade Média, as máscaras apareciam discretamente.
No Renascimento, as máscaras apareciam com muito brilho, muita pompa, nos bailes em grandes salões.
Os mascarados mais conhecidos são oPierrot, a Colombina, a Pulcinella e o Arlequim, que inspiraram o Carnaval, que no Brasil é uma grande festa.
Usam-se máscaras para reviver tradições. O teatro também as adopta, com várias finalidades.
Apalavra máscara, inicialmente de origem italiana, designava uma criação fantástica, feiticeira e associada a manifestações diabólicas e em torno de um mistério; daí se tenha tornado com o Carnaval umtema de divertimento.
Durante muito tempo, foi exibida entre o oscilar do satírico e do sagrado, do terror e da irrisão, da verdade e da ilusão, da ameaça e da hilariedade.

O uso que dela se fezno Egipto, em Atenas ou em Roma, bem como as funções que ela assumiu nas diversas sociedades, no cumprimento de várias tradições com origem cultural e recreativa. A máscara foi utilizada ao longo dostempos por vários povos e com diversas finalidades. Tendo sido utilizada como elemento decorativo, o que aconteceu com as máscaras africanas de madeira que representavam deusas e génios e eramcolocadas nas cerimónias no Alto Volta, na Guiné. E tiveram como função representar o rosto dos vencidos, também como a crença e da transfusão espiritual.

Assumiu uma visão como sinal de guerra, praticadapelos Índios regulamentada numa actividade de um ritual mágico, ou procurando dar ao guerreiro um aspecto desumano e feroz para intimidar o adversário, mas podendo ter uma função protectora....
tracking img