A ORIGEM DA INFORMÁTICA

1103 palavras 5 páginas
INFORMÁTICA
A definição da palavra informática significa "informação automática" (fr: informatique). Ou seja, por meio de eletrônicos podemos obter informação rápida.
Esta ciência possui quatro áreas: a Ciência da Computação, que estuda a programação da máquina; Ciência da Informação, que trata das informações e suas veiculações; a Teoria dos Sistemas, que lida com os conjuntos dos sistemas e auxilia na resolução de problemas na programação; e s Cibernética que busca a compreensão das máquinas e analogias.
Estas áreas se tornaram indispensáveis para a organização da vida do homem contemporâneo.
Os computadores surgiram nos anos 40 com o desenvolvimento rápido dos eletrônicos para suprir as necessidades da II Guerra Mundial, aí então surgiu o Processamento Automático de Dados. Nos anos 80 o computador se popularizou, dando o significado do termo atual de informática.

VÁRIAS MODALIDADES DE COMPUTADORES
Há dois sistemas de medição e possuem dois grandes grupos:
• Sistemas Analógicos: o valor de medição que se quer conferir é passado para um formato de sinalização visual. (ex: velocímetro de um carro) (mede)
• Sistemas Digitais: estes são representados com dígitos, como o relógio de pulso digital ou despertador. (conta)
Assim, existe dois tipos de computadores, o analógico e o digital.
• Computadores Analógicos: este protótipo de computador utiliza meios elétricos, mecânicos ou hidráulicos para resolver problemas. (mede)
• Computadores Digitais: eles funcionam com uma sequencia de dados aritméticos e lógicos. (conta)
Os computadores podem ser classificados também de acordo com sua finalidade. Se estes são usados para processar números grandes e são mais preciso em seus cálculos, então são os científicos; E há os computadores comerciais, que é o tipo mais usado pela maioria das empresas atualmente por atuar rapidamente com grande volume de entrada e saída.
OS COMPUTADORES EM GERAÇÕES SUCESSIVAS
Essas máquinas são classificadas por gerações. Começa com

Relacionados

  • ISO 15408
    26328 palavras | 106 páginas