A origem da filosofia - atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES

1- Explique o significado da Palavra filosofia.
A palavra filosofia é grega. É composta de duas outras: philo e sophia. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, pois deriva de philia, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophia quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio.
Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amore respeito pelo saber”. Filósofo: o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio.
Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou o estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita.

2- Quais são os argumentos da autora para a afirmação: “A filosofia é grega”.
Quando se diz que a Filosofia é um fatogrego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.

3- Procure elencar as contribuições da Filosofia para o Ocidente.Com a filosofia, os gregos instituiram para o Ocidente europeu as bases e os principios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, politica, técnica, arte.
Do legado filosófico grego, podemos destacar como principais contribuições as seguintes:
• A ideia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais é necessários do objetoconhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais. Ou seja, em primeiro lugar, a ideia de que um conhecimento não é algo que alguém impõe a outros e sim que deve ser compreendido por todos, graças a argumentos, debates e provas racionais. E, em segundo lugar, a ideia de que um conhecimento só e verdadeiro quando explica racionalmente o que é a coisa conhecida, como ela ée por que ela é. É assim, por exemplo, que a matemática deve ser considerada um conhecimento racional verdadeiro, pois define racionalmente seus objetos.
• A ideia de que a natureza segue uma ordem necessária e não casual ou acidental. Ou seja, a ideia de que ela opera obedecendo as leis e princípios necessários – isto é, não poderiam ser outros ou diferentes do que são – é universais – querdizer, são os mesmos em toda parte e em todos os tempos. Ou, em outras palavras, uma lei natural é necessária porque nenhum ser natural, no universo inteiro, escapa dela nem pode operar de outra maneira que não desta; e uma lei da natureza é universal porque é válida para todos os seres naturais em todos os tempos e lugares. A ideia de ordem natural necessária e universal é o fundamento da origemda filosofia. Graças aos primeiros filósofos gregos e á ideia de que a natureza é uma ordem que segue leis universais e necessárias, séculos depois, no inicio do século XVII, Galileu Galilei deu novo impulso á física ao estudar o movimento dos graves ou pesados ( ou a estabelecer as leis da queda dos corpos) e, para isso, a demonstrar as leis naturais do movimento uniforme e do movimentouniformemente variado. Foi também a ideia grega de ordem natural necessária que inspirou Isaac Newton , no final daquele mesmo século, a estabelecer as leis matemáticas da física, a demonstrar as três leis do movimento e a chamada “lei da gravitação universal”, que, como o nome indica, é válida para todos os corpos Naturais. E no século XX, levou Albert Einstein a estabelecer uma Lei válida para toda amatéria e energia do universo, lei que se exprime na fórmula E=mc², segundo o qual a energia é a transformação que acontece a massa de um corpo quando sua velocidade é o quadrado da luz.
• A ideia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por...
tracking img