A origem da contabilidade e as diferenças entre as contabilidades financeira e gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O principal motivo dosurgimento da contabilidade
foi a Revolução Industrial.

No século XVIII ocorreu na Europa um fenômeno que trouxe profundas modificações para a economia em todo o mundo. Astransformações técnicas e econômicas iniciadas na Inglaterra substituíram a energia obtida do esforço físico pela energia proveniente de processos mecânicos. O passo seguinte foi a substituição deferramentas mais simples por máquinas. Como consequência, o processo de produção se modificou profundamente quando a industrialização começou a substituir a manufatura. Isto fez com que a economia ruralse transformasse em economia urbana.
Embora tudo isto tivesse começado a ocorrer no século XVIII, foi somente a partir do século XIX que esse fenômeno passou a ser conhecido como "RevoluçãoIndustrial". Este nome foi usado pela primeira vez em 1845, pelo alemão Friedrish Engels, que fundou, ao lado de Karl Marx, o Socialismo Industrial, doutrina também conhecida como "Marxismo". As indústriastrouxeram, a partir do início da revolução, uma escala de trabalho que antes era exclusividade dos artesãos. O cálculo de custos se tornou bem mais difícil. O processo de apuração de custo de produtosvendidos na indústria é bem mais complexo do que no caso da empresa mercantil, e é formado pela utilização de vários fatores de produção: recursos naturais, capital, mão de obra, etc. Isto tornou acontagem de apuração de custos dos produtos vendidos muito mais difícil.
A contabilidade de custos para fins gerenciais incorporou conceitos de economia, administração, engenharia e outros paraacompanhar as mudanças do mundo moderno e facilitar "feedbacks" (*) para examinar a adequação de atos já executados ou em fase de planejamento em relação às finalidades desejadas. Portanto, a contabilidade decustos tornou-se a ferramenta principal para a contabilidade gerencial. Para entender essa importância, é preciso conhecer as principais diferenças entre a contabilidade financeira e a contabilidade...
tracking img