A oriegem do benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O objetivo deste trabalho é, em primeiro lugar, oferecer algum conhecimento sobre o Benchmarking. Mas de um modo fácil de compreender e utilizar.
O intuito deste projeto não é apenas de relatar o benchmarking, mas também informar sua utilização e processos aplicativo, demostrando que o Benchmarking não é um projeto só voltado para a administração, mas também abrangente para diversasoutras áreas como sua aplicação no meio ambiente e seu retorno satisfatório.
O Benchmarking Ambiental vem sendo bem utilizado em aprimoramento técnico-gerencial da gestão corporativa como ferramenta de melhoria contínua e aumento de competitividade para as organizações. Aborda a percepção empresarial em relação ao tema, reconhecendo a gestão ambiental como um dos pilares do crescimento sócio-econômico. E dentro deste contexto aponta o Benchmarking ambiental Brasileiro como opção de crescimento e amadurecimento de nosso modelo empresarial, opção esta confirmada pelas pesquisas do Prof. D. Enrique de la Rica, Diretor de la Escula Europea de Estudios Universitarios y Negocios (ESEUNE www.eseune.ed Neguri, Getxo – Bizkaia – Espanã), que afirma “processos de melhoria contínua sem a prática doBenchmarking conseguem em torno de 7% de melhoria em suas ações. Já com a inclusão da prática do Benchmarking, conseguem encontrar fórmulas que representam até 300% de melhoria”.

INTRODUÇÃO
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas, ou seja, é um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariaisentre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como lideres.
Surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
O Benchmarking é um instrumento facilitador para o alcance dessas melhorias, com propósito de ganhar vantagens competitivas. Seus objetivos visam definir metas desafiadoras a fim de permitir cada vez mais amelhoria constante das atividades. Forçando as empresas a encarar suas fragilidades, facilitando a identificação do que deverá ser mudado na organização, revelando o que outras empresas fizeram para manter a satisfação de seus clientes e, consequentemente, assegurando bons indicadores de desempenho.
A origem do termo Benchmarking e sua aplicação:
Benchmarking tem origem nos USA, na expressão inglesaBenchmark, as raízes linguísticas e metafóricas do Benchmarking vêm do termo usado pelos agrimensores, que designava, benchmarking como uma marca ou referência feita sobre uma rocha muro ou edifício. Portanto, um benchmarking servia como referência para determinar sua posição ou altitude em medidas topográficas ou para os registros das marés. Em termos gerais, Benchmarking era originalmente oponto de observação de onde as medidas poderiam ser feitas ou servir de referência para outras.
Embora a palavra seja relativamente nova e os conceitos do que seja Benchmarking venham se ampliando gradativamente, pode-se afirmar que desde o início, da história do homem, ele vem observando a realização de ideias de seu semelhante, adaptando-as e aperfeiçoando-as de acordo com suas necessidades.Assim, o segundo homem que acendeu uma chama foi o primeiro “Benchmark” da humanidade.
Os japonese têm uma palavra para o fenômeno (Benchmarking) DANTOTSU. Isso significa lutar para tornar-se o “melhor do melhor” [1], com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. No Ocidente esse conceito enraizou-se numa nova abordagem deplanejamento estratégico.
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas “companhia-a-companhia” [2], para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Benchmarking foi introduzido na linguagem empresarial pela empresa Rank Xerox, que o definiu como “o processo contínuo de...
tracking img