A organizacao do trabalho pedagogico em forma de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aluno:
Tutor:Renata Turma:
Módulo: 9 Data de Entrega: 28/09/2012
Conferência: A Organização do Trabalho Pedagógico na Forma de Projetos
Conferencista: Marcos Cardiolli
Carga horária validada: ___horas.

Qual é a contribuição do desenvolvimento do trabalho pedagógico na forma de projetos para a melhoria da qualidade do processo de ensino eaprendizagem?
As características do professor sujeito de uma prática pedagógica devem ser coerentes com a importância da educação escolar e as funções sociais atribuídas à escola no mundo contemporâneo.
Esse profissional se caracteriza como um professor que domina os instrumentos necessários ao desempenho de suas funções e tem capacidade para pensar e tematizar a própria prática, refletindocriticamente sobre ela.
Dessa forma, conhece aceita e valoriza as formas de aprender dos seus alunos, respeita suas diversidades. Uma condição, talvez, indispensável na prática pedagógica orientada por projetos é a que implica reconhecer o seu caráter experimental e assumir uma função ativa na organização dessa experiência. É preciso estar aberto o suficiente para entender os vários movimentos,percebendo neles a possibilidade de caminhos inesperados, tendo a compreensão de que a aprendizagem não precisa limitar-se a uma aprendizagem de circuito único, mas poderão ocorrer aprendizagens sobre as variáveis dominantes que estão ocultas nas estratégias dominantes.
A prática pedagógica orientada por projetos sugere qualidades do professor tais como a predisposição para a racionalidade e acapacidade de enfrentamento do risco cognitivo, quando uma aula toma forma de pesquisa-ação em um processo de aprendizagem.
Requer do professor a convicção de que a inovação na sua prática, que resulta em importante modificação no seu trabalho pedagógico, não se encontra na substituição de métodos e técnicas do ensino, mas na mudança da conceitualização da prática docente em manter umprocesso de auto- reflexão constante sobre ela. Como dito acima, os projetos de trabalho requerem e supõem mudanças mais nas concepções do que uma determinada substituição nos procedimentos didáticos.
A iniciativa (de alunos e/ou professor) para definição do tema de um projeto ocorre no contexto de uma situação problemática, gerando um compromisso interno do aluno ou de cada um dos membros do grupo,dependendo da opção e, às vezes, até mesmo da natureza do tema.
Essa escolha deve estar informada das possíveis conexões, a pesquisa e a análise do material devem produzir resultados e informações válidas, significativas.
O professor trabalha na criação e sustentação de um projeto de investigação colaborada. Ele deve colocar seu conhecimento superior no sentido de gerar uma variedade desoluções para o problema, deixando o estudante livre para escolher suas possibilidades de ação e intervenção.
O percurso para o desenvolvimento do projeto deve estar orientado para aquisição de aprendizagem que tenha sentido para o aluno. Isto requer esforço prático e teórico do professor para instruir sobre a sua estrutura cognoscitiva, para previsão de fatos, conceitos e procedimentos,para realizar estudos e atualização de conceitos e, sobretudo de estar aberto para recriar a escola como mediadora na construção das identidades. Estar apto para trabalhar numa estrutura mais aberta dos conteúdos escolares no sentido de acomodar a seqüência e o aproveitamento dos conteúdos que enriquecem os esquemas de conhecimento dos alunos.
O vínculo permanente teoria e prática devem conduzirna forma de organizar de forma globalizada os conhecimentos e informações trabalhados na escola e pelo aluno.
O desenvolvimento de um projeto pressupõe para o aluno confrontar suas atividades e suas elaborações pessoais com as contribuições dadas pelo grupo, particularmente, reconhecendo a importância da experiência de modificar seu próprio repertório no confronto com tais contribuições....
tracking img