A ordem do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FOUCAULT, Michel, 1926-1984. A ordem do discurso: aula inaugural no collage de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault; tradução Laura Franga de Almeida Sampaio. –22.ed.—SãoPaulo: Edições Loyola, 2012. – (Leituras filosóficas)
Luciana de Jesus Santos
RESUMO DA OBRA
MichelFoucault foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma decontrole social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando essas etiquetas, preferindo classificar seupensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.
Nascido em Poitiers, na França, em uma família de classemédia-alta, Foucault foi educado no Lycée Henri-IV e, em seguida, na Escola Normal Superior de Paris, onde ele desenvolveu seu interesse por filosofia e teve influência de seus tutores, Jean Hyppolite e LouisAlthusser. Depois de vários anos como diplomata cultural no exterior, ele retornou à França e publicou seu primeiro grande livro, A História da LoucuraFoucault morreu em Paris por conta de problemasneurológicos agravados por HIV/AIDS; ele foi a primeira figura pública francesa que morreu por causa desta doença, sendo que seu parceiro Daniel Defert criou a fundação da caridade AIDES em sua memória.A Ordem do Discurso é um livro que reproduz a aula inaugural ministrada por Michel Foucault ao assumir a cátedra vacante no Collège de France pela morte de Hyppolite em 2 de Dezembro de 1970. Talobra pode ser considerada um texto de ligação entre as obras, datadas da década de 1960, como História da loucura, As Palavras e as coisas, A Arqueologia do saber, centradas predominantemente na...
tracking img