A oração como cultura: Observando o papel da hierofania entre os membros da comunidade de vida da Comunidade Católica Shalom

2710 palavras 11 páginas
A oração como cultura: Observando o papel da hierofania entre os membros da comunidade de vida da Comunidade Católica Shalom
José Germano Neto1
Introdução: Contextualizando a comunidade de vida Shalom2
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico que foi desenvolvida na cidade de Natal/RN entre os membros da comunidade de vida3 da Comunidade Católica Shalom do bairro de Petrópolis deste município. Tem por objetivo uma compreensão maior sobre o papel da hierofania (manifestação do sagrado) na vivência desse grupo, como ele se enxerga e como sentido da realidade pode ser construído, mantido e transformado nesse meio.
A comunidade de vida Shalom surgiu em 1983 quando 3 jovens de Fortaleza/CE, oriundos da Renovação Carismática Católica, decidiram passar suas férias estudantis em uma casa para se dedicar a evangelização dos jovens e a oração; unindo um atrativo "jovem" e religião, eles inauguraram a Lanchonete Shalom para corroborar na ação evangelizadora por meio de um espaço informal onde as pessoas pudessem "tomar um lanche e falar de Deus" (cf. AZEVEDO FILHO, 2011).
A partir dessa experiência, eles se sentiram motivados por Deus a continuarem morando juntos e estabelecerem um estilo próprio de vida em comunidade. Com o passar dos anos, outras pessoas começaram a despertar interesse em viver também dessa maneira e a comunidade cresceu, fundando vários Centros de Evangelização no Brasil e no mundo.
Em Natal, a Comunidade Shalom chegou no ano de 1992 a pedido do bispo local, D. Alair Vilar Fernandes de Melo, e atualmente conta com 20 missionários da comunidade de vida, sendo três deles recém-ingressos.
No desenvolver desse estudo, adotei como metodologia de pesquisa a observação participante e a realização de entrevistas4, vivenciando boa parte da rotina desse grupo e observando as práticas e elementos que compõe a ambientação do local.
A rotina e os ambientes do missionário Shalom
A partir de diversas conversas, observações e anotações de

Relacionados