A oposição de a.t.a hoffman e edgar allan poe ao capitalismo burgues

8365 palavras 34 páginas
Romantismo e política

Michael Lowy

O que é romantismo? Enigma indecifrável, verdadeiro quebra-cabeça chinês, o fato romântico parece desafiar a análise científica não apenas porque sua vasta diversidade resiste aparentemente a qualquer tentativa de redução a um denominador comum, mas também e sobretudo por seu caráter fabulosamente contraditório, sua natureza de coincidentia oppositorium: à um só tempo (ou ora) revolucionário e contra-revolucionário, cosmopolita e nacionalista, realista e fantástico, restitucionista e utopista, democrático e aristocrático, republicano e monarquista, vermelho e branco, místico e sensual... Contradições que atravessam não apenas o "movimento romântico", mas a vida e obra de um único e mesmo autor e, às vezes, de um único e mesmo texto.
Diante desse enigma a crítica não-marxista forneceu, sem dúvida, notáveis contribuições parciais, com trabalhos filológicos, estudos específicos deste ou daquele autor, e, sobretudo com análises de Weltanschauung. Permite assinalar um certo número de traços importantes que se encontram, se não em todos, ao menos em grande parte dos autores românticos. Procuraríamos, porém, em vão uma atitude global que pudesse revelar a coerência interna desses elementos descritivos, a unidade profunda dessas menbra disjecta e seu significado sócio-cultural.
O mérito dos trabalhos marxistas — quaisquer que sejam,aliás, suas limitações e simplificações (às vezes extremamente arbitrárias e unilaterais) — é de ter salientado o essencial, designado o eixo comum, o elemento unificador do movimento romântico na maioria, se não na totalidade, de suas manifestações através dos principais focos europeus (Alemanha, Inglaterra, França) :a oposição ao capitalismo.
Daí o conceito de romantismo anticapitalista, formulado pela primeira vez por Lukács, mas cujos antecedentes podem ser encontrados nos escritos de Marx e Engels sobre Balzac, Carlyle, Sismondi etc. Tais escritos revelam, apesar das críticas, o enorme valor dado

Relacionados