A onu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual São Cristovão

Professora: Adriana
Matéria: Geografia Valor: 2,0
Aluno: Eduardo Nº12 Serie: 8ªD
Data 14/04/09



TRABALHO DE GEOGRAFIA

A ONU: pela paz, segurança e cooperação
A experiência negativa trazida pelasduas guerras mundiais, em que morreram milhões de pessoas e foram cometidos vários atos de violência, evidenciou a necessidade de assegurar a dignidade humana.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945,representantes de cinqüenta países reunidos na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, redigiram a Carta das Nações Unidas, que deu origem a ONU (Organização das Nações Unidas), entidadedestinada [...] a preservar as gerações futuras do flagelo da guerra, a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, a promover o progresso social e a elevar o nível de vida dentro de conceito mais amplo de liberdade [...].
Uma das primeiras conquistas da Organização das Nações Unidas foi à aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de Dezembro de 1948. Com essaDeclaração, os direitos humanos,cuja defesa já se discutia desde o século xviii, assumiram um caráter internacional e inerente à dignidade humana, sem nenhum tipo de distinção.
Após o reconhecimento da Declaração dos Direitos Humanos, estabeleceram-se outros pactos e convenções que a completam. Contudo, os Direitos das pessoas continuam sendo violados em diversas partes do mundo.
Fazercom que a dignidade humana não seja simplesmente uma declaração de princípios e um desafio a ser enfrentado por todos.

Principais órgãos e agencias da ONU
Tendo no comando o seu secretário-geral, responsável por presidir as sessões e organizar todo o aparato administrativo, a ONU è composta por varias instâncias, dentre as quais, destacam-se:
Assembléia Geral: órgão deliberativo, doqual participam todos os Estados-membros das Nações Unidas. Também são convidadas a discursar lideranças políticas, espirituais ou personalidades do mundo das artes ou da cultura.
Conselho de Segurança: órgão de decisão que tem cinco membros permanentes com direito de veto a qualquer decisão: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.
Organização das Nações Unidas a Educação, a Ciênciae a Cultura (UNESCO): com mais de 191 Estados-membros, foi criada para auxiliar os países a discutir seus problemas fundamentais, procurando alcançar consensos e estipular estratégias de ação. Ela atua no âmbito da Educação, Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação.
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO): tem por objetivo acabar com afome no mundo. Constitui-se em um fórum de debates da fome. Auxilia os países pobreza modernizar suas técnicas de agricultura, pesca e reflorestamento e procura assegurar a nutrição de todas as pessoas.
Organização Mundial da Saúde (OMS): tem por objetivo melhorar as condições de saúde das pessoas mais necessitadas. A saúde e definida pela OMS como o completo bem-estar físico, mental e social daspessoas.
Organização Internacional do Trabalho (OIT): atua com o objetivo de promover à justiça social, através da melhoria as condições de trabalho no mundo.
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF): atua no sentido de melhorar as condições de vida das crianças, com políticas de vacinação, educação, crescimento, prevenção da AIDS e proteção aos órfãos.
Fundo Monetário Internacional(FMI): e uma organização com o objetivo de assegurar a cooperação monetária no mundo, a estabilidade financeira, maior intercâmbio comercial e o crescimento econômico sustentável.
Banco Mundial: tem como principal objetivo reduzir a pobreza no mundo. Atuou no final da Segunda Guerra no sentido de financiar a reconstrução dos países afetados pela destruição.
Tribunal de Haia (Corte...
tracking img