A Onu

Páginas: 16 (3872 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
Disciplina: Negócios Internacionais
Acadêmico: Alex

ONU


1. Introdução


ONU é a sigla para Organização das Nações Unidas (ONU). Fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um período de cenário com incertezas e acirramento entre as principais potências que até então tinham sido vencedoras da guerra, era uma necessidade de organizar o cenáriomundial, além de ter um papel de mediador de conflitos e liderar ações de cunho humanitário, apaziguando instabilidades no mundo. A missão da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais – como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, Aids, migração e tráfico de drogas – podem ser mais facilmente combatidos por meio de uma cooperação internacional. As ações para aredução da desigualdade global também podem ser otimizadas sob uma coordenação independente e de âmbito mundial, como as Nações Unidas.
Assim com o objetivo de deter as guerras entre os países e para facilitar diálogo entre os mesmos surgiu a ONU. O objetivo da ONU é unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estarde todos. Dá aos países a oportunidade de tomar em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.

O Surgimento da ONU

Em 1945, representantes de 50 países reuniram-se em San Francisco, nos Estados Unidos, na Conferência das Nações Unidas para uma Organização Internacional.
No encontro, foi elaborado um rascunho daCarta das Nações Unidas. A Carta foi assinada em 26 de junho de 1945, e ratificada por 51 países em 24 de outubro de 1945.
Foi criada com os objetivos principais de salvaguardar a paz mundial, proteger os direitos humanos, fomentar direitos iguais para todos os povos e melhorar os padrões de vida no mundo. Seu principal órgão é o Conselho de Segurança, hoje formado por dez membros não-permanentese cinco membros permanentes com direito de veto - Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, França e China. Há ainda a Assembleia Geral, que se reúne uma vez por ano, constituída por todos os Estados-membros; a Secretaria Geral, que é o principal órgão administrativo, chefiada por um representante escolhido pelo conjunto dos membros da Organização; o Conselho Econômico e Social, o Conselho deTutela, a Corte Internacional de Justiça e agências especiais.
A missão da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais – como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, Aids, migração e tráfico de drogas – podem ser mais facilmente combatidos por meio de uma cooperação internacional. As ações para a redução da desigualdade global também podem ser otimizadas sob umacoordenação independente e de âmbito mundial, como as Nações Unidas.
Atualmente, as Nações Unidas e suas agências investem, em forma de empréstimo ou doações, cerca de US$ 25 bilhões por ano em países em desenvolvimento.
Esses recursos destinam-se a proteção de refugiados, fornecimento de auxílio alimentar, superação de efeitos causados por catástrofes naturais, combate a doenças, aumento daprodução de alimentos e da longevidade, recuperação econômica e estabilização dos mercados financeiros. Além disso, a ONU ajuda a reforçar o regime democrático em várias regiões, e já apoiou mais de 70 eleições nacionais. As Nações Unidas foram catalisadoras e promotoras de um grande movimento de descolonização, que levou à independência de mais de 80 países.

Desenvolvimento

A Carta das NaçõesUnidas compreende um preâmbulo e 19 capítulos divididos em 111 artigos.
A Carta estabelece os propósitos da ONU como: a manutenção da paz e da segurança internacionais, o desenvolvimento de relações amistosas entre os Estados, e a realização da cooperação internacional na solução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitárias. Ela expressa uma forte esperança para a igualdade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ONU
  • ONU
  • ONUS
  • o que é a ONU
  • Onu
  • A onu
  • ONU
  • ONU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!