A onu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:
• Pagina 2 1.1. Introdução.
• Pagina 3 2.1. Fundação das Organizações Unidas.
• Pagina 4 3.1. A ONU face a guerra fria
3.2. A sua Organização.
3.3. A Assembleia geral.
• Pagina 5 4.1. O Conselho de Segurança.
4.2. As principais funções e atribuições doconselho de segurança.
• Pagina 6 5.1. O Conselho Económico e Social.
5.2. As principais funções do conselho económico social.
5.3. O Conselho de Tutela.
5.4. A Corte Internacional de Justiça.
5.5. O Secretariado.
5.6. As principais funções doSecretariado.
5.7 Secretários-Gerais das Nações Unidas.


















INTRODUÇÂO
A organização das Nações unida não foi o primeiro organismo multilateral permanente. Foi no final do século XIX que países começaram a criar organismos internacionais para cooperar em assuntos específicos. Por exemplo, em 1865 foi fundada a União TelegráficaInternacional, conhecida hoje como União Internacional de Telecomunicações (ITU) e em 1874 surgiu a União Postal Universal (UPU). Hoje ambas são agências do Sistema das Nações Unidas.

Em 1899 aconteceu a primeira Conferência Internacional para a Paz, em Haia (Holanda) que visava elaborar instrumentos para a resolução de conflitos de maneira pacífica, prevenir as guerras e codificar as regras de guerra.A Organização que podemos chamar de predecessora da ONU é a Liga das Nações também conhecida como Sociedade das Nações (SDN), uma instituição criada em circunstâncias similares durante a I Guerra Mundial em 1919 sob o Tratado de Versailles, A Liga das Nações deixou de existir devido à impossibilidade de evitar a II Guerra Mundial.
A Organização das Nações Unidas também conhecida pela sigla (ONU),ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional formada inicialmente por países que reuniram-se voluntariamente cujo objectivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial.









• Desenvolvimento
• Fundação:
Depois dasatrocidades da II Guerra Mundial, que devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento generalizado de que era necessário encontrar uma forma de manter a paz entre os países. Porém a ideia de criar a ONU não surgiu de uma hora para outra. Foram necessários anos de panejamento e dezenas de horas de discussões antes dosurgimento da Organização.
Em plena guerra e enquanto as potências do eixo lideravam por todos os lados, o presidente Roosevelt e o primeiro-ministro Winston Churchill encontraram-se e publicaram em 14 de Agosto de 1941 a carta do atlântico.
Mais só foi 2 anos depois, em Outubro 1943, na conferencia de Moscovo, que os Estados-Unidos, a ex URSS, o Reino-Unido e a china reconheceram a necessidade deestabelecer, o mais rapido possível, em vista da paz e a segurança internacional, uma organização internacional fundada no principio da igualidade suberana de todos os estados pacíficos. As Nações Unidas, entretanto, começara a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dossignatários. 24 de outubro é comemorado em todo o mundo como o "Dia das Nações Unidas".
O termo "Nações Unidas" foi usado pela primeira vez em 1 de Janeiro de 1942 por Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt em Washington, quando 26 governos assinaram a Carta do Atlântico na Declaração das Nações Unidas de 12 de Janeiro de 1942, assinaram o compromisso de que seus governos continuariam a lutar...
tracking img