A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Jéssica Rumi Koiama nº 18 232
Professor: Oswaldo

Atividade de PSF – A Onda

- Análise do filme do ponto de vista do processo (acontecimentos, mecanismos, estratégias) de adesão a“massa” a um modelo totalitário

O filme “A Onda” trata-se de um filme sobre a autocracia, em que um professor propõe a seus alunos a similar essa forma de governo em sua sala de aula. No inicio dofilme, o professor debate com os seus alunos do que se tratava a autocracia e a possibilidade de haver uma nova a autocracia ditatorial no país e muitos responderam que não. A partir daí, ele começa apropor a idéia de simular essa ditadura em sala de aula, uma forma de regime totalitário cuja principal característica era a disciplina.
Isso tudo começa com a presença de um líder, a quem elesdeveriam obedecer, e quem ia comandar toda essa forma de governo, uma das principais características desse totalitarismo, em seguida foram estipuladas regras, primeiramente os alunos deveriam ter certapostura em sala de aula e só poderiam se fossem autorizados.
A partir de então, para caracterizar ainda mais toda essa ditadura, esse fascismo, os alunos passaram a usar uniformes, sendo a principalidentidade do grupo e assim formou-se o “A onda”, que seria o nome dado a esse grupo de alunos que simulavam todo esse regime totalitário que possuía até um símbolo, ou seja, vendo como através dototalitarismo seria o nome do seu partido.
Então o grupo ganhou um símbolo, e todos os pertencentes ao grupo sempre estavam uniformizados, sempre protegendo sempre um ao outro, criaram formas decumprimento e sempre estavam disciplinados, seguindo todas essas características totalitárias, muitos não concordavam com essa idéia, então acabavam saindo do grupo, porém com o tempo, muitas alunos tratavam “Aonda” com prioridade, e assim o grupo foi aumentando, muitas outras pessoas queriam fazer parte dela e todos que iam contra esse grupo eram discriminados, consequentemente foram formados grupos...
tracking img