A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinema | O filme "A Onda" numa perspectiva educacional
Última atualização: 26/02/2010 19:36:49

Share on twitter Share on facebook Share on orkut Share on email More Sharing ServicesÍndice Cinema

Capa Arte e Cultura

Por Leonardo Campos*

Lançado exclusivamente para a televisão alemã, A Onda é um filme intrigante para trabalhar questõescontemporâneas sobre educação, filosofia e política. Como esta coluna fixa trabalha exclusivamente com temas ligados à educação, literatura e cinema, abordaremos A Onda numa perspectiva educacional, guiandovocê, leitor, através do tema.


Cartaz oficial do filme A Onda

Dirigido por Denis Gansel, A Onda traz a seguinte trama: Rainer Wegner, professor, deve ensinar seus alunos sobreautocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” edá ao movimento o nome de "A Onda". Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e "AOnda" já saiu de seu controle. O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

A guisa de preâmbulo, leia o discurso final, proferido pelo professor Ross:

“Vocêstrocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossemperseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares deinocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar...
tracking img