A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que e uma microbacia?

É uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem(córregos) que deságua em um rio principal. A microbacia não se diferencia da definição de bacia hidrográfica, podendo até ser classificada como uma pequena bacia hidrográfica.


1.Solo

O solo é o meio vivo que serve de suporte para as plantas e armazém para suprir suas necessidades.Sua composição é de ar, água, minerais, matéria orgânica, e os principais organismos vivos são: bactérias,fungos, insetos, algas, protozoários, nematóides, entre outros vermes...
terraçeamento e enleiramento
É uma técnica agrícola destinada ao controle da erosão hídrica,utilizada em terrenos muitos inclinados .
Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas,requerendo muitamão-de-obra,elevados conhecimentos técnicos .Quando bem planejada e bem construída reduz a perda de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos.
1.1USO DO SOLO E SUA CAPACIDADE
O solo produz somente quando todos os fatores estiverem equilibrados. A fertilidade somente é um dos fatores de produção a simples presença do elemento nutritivo no solo ainda não nutre a planta.O problema não é tentar descobrir a técnica mágica que vale para todos os solos, climas, cultura e variedades, mas estabelecer os princípios básicos que regulam a nutrição vegetal.


1.2COBERTURA VEGETAL


A cobertura vegetal tem as seguintes funções:
• rompe as gotas, diminui a energia;
• melhora a estrutura do solo;
• evita a formação da crosta impermeável;
• aumenta ainfiltração de água no solo;
• protege o solo dos efeitos direto do sol;
• aumento da fertilidade do solo(restos culturais)
• mantêm a umidade do solo;
• aumenta a matéria orgânica;
• reduz a velocidade do escorrimento das águas.

1.3-Descompactação
Para descompactar o solo, indica-se usar implementos de escarificação equipados com hastes e ponteiras estreitas reguladas para operarimediatamente abaixo da camada compactada. O espaçamento entre hastes deve ser de 1,2 a 1,3 vez a profundidade de operação. A descompactação deve ser realizada em condições de solo friável. Em seqüência, a operação de descompactação do solo é indicada à semeadura de culturas de elevada produção de biomassa e de sistema radicular abundante. Os efeitos benéficos dessa prática dependem do manejo adotado após adescompactação. Em geral, havendo intensa produção de biomassa em todas as safras agrícolas e controle do tráfego de máquinas na lavoura, a escarificação do solo não necessitará ser repetida.

1.4-Calagem
    Tem como finalidade eliminar prováveis efeitos tóxicos dos elementos que podem ser prejudicial às plantas, tais como alumínio e manganês, e corrigir os teores de cálcio e magnésio dosolo.
    Deve-se dar preferências para o uso do calcário dolomítico sendo que o mesmo deve ser aplicado ao solo, pelo menos, 3 meses antes do plantio,distribuindo-se em toda área .
    Só aplique calcário quando a análise de solo indicar necessidade.

1.5-Adubação química e orgânica
Embora um solo produtivo seja composto de menos que 5% de matéria orgânica esta determina em grande parte aprodutividade do solo. Serve como uma fonte de alimento para microrganismos através de reações químicas, influenciando nas propriedades físicas do solo. Algumas combinações de compostos orgânicos contribuem até mesmo no desgaste de matéria mineral, o processo pelo qual o solo é formado. Por exemplo, C2O22-, (íon de oxalato), produzido através do metabolismo de fungos do solo, quando presente naágua do solo, dissolve minerais, enquanto acelera o processo de desgaste, aumentando assim a disponibilidade de espécies de íons nutrientes. Este processo de desgaste envolve complexão de oxalato de ferro ou alumínio em minerais, representados pela reação abaixo na qual M é Al ou Fe. O acúmulo de matéria orgânica no solo é influenciado fortemente pela temperatura e pela disponibilidade de...
tracking img