A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Thamara Said Oliveira

Trabalho sobre o filme “A Onda”
Trabalho da disciplina de Filosofia do 2º período de 2011 do curso Serviço Social administrado pelo Professor Moisés

Passos
2011Proposta de trabalho:
1. Escreva a sua primeira impressão crítica e o seu ponto-de-vista sobre o filme.
R: Minha primeira impressão crítica foi quando o professor Rainer Wigner (Juergen Vogal) impôsque os alunos deveriam se vestir com uniformes brancos, e isso não se faz porque ninguém é igual a ninguém, cada um tem a sua própria opinião. E o meu ponto-de-vista sobre o filme é que ele nos mostracomo é possível à criação de doutrinas ideológicas em sala de aula, o movimento a onda parte de normas de conduta, espirito coletivo, disciplina e a busca de um bem maior.

2. Relacione o filmeaos temas: consciência crítica, consciência ingênua e consciência coletiva, trabalhados em nossa disciplina. Procure identificar a relação dos personagens com esses temas: Alguns personagensdemostraram consciência crítica? Como essa consciência foi manifestada? Qual a importância da consciência crítica para desenrolar da história dos personagens do filme?
R: suf.

3. O filme apresenta o“discurso autoritário” como uma forma de dominação. Explique.
R: O filme “A Onda”, busca ter o seu poder (dominação), isso mostra que os alunos têm que seguir as disciplinas dadas pelo professor. Mas issoacaba com tragédias que o professor (Rainer Wigner) não imaginou que ia acontecer.

4. Procure Evidenciar os aspectos positivos e negativos da “unidade”, considerando que o filme procura mostrarque o poder está na união/unidade.
R: Aspectos positivos: forma de disciplina, onde os alunos seguem algumas regras. Aspectos negativos: autoridade.

5. Escolha um dos personagens e apresenteuma avaliação crítica sobre o mesmo.
R: Max Rimet (Marco), ele quis tanto que o movimento ”A Onda”, desce certo e acabou que deu certo, mas quando quis interrompe-lo o professor percebeu que tinha...
tracking img