A oficinado diabo e outros estudos sobre criminalidade –edmundo campos coelho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A OFICINADO DIABO E OUTROS ESTUDOS SOBRE CRIMINALIDADE –Edmundo Campos Coelho.


Coelho inicia a obra falando da estrutura administrativa do sistema prisional carioca, a estrutura orgânica dospresídios e penitenciarias encabeçada pela figura do diretor, na qual todo os outros órgãos estão submetidos a ele. A questão do crescimento desordenado do complexo penitenciário também é citada porCoelho, segundo ele o que ocasionou no aumento de detento nos xadrezes das delegacias e na impossibilidade de se separar os presos de acordo com os crimes que cada um cometeu.
Indivíduos jovens,solteiros, com instrução primaria forma a população carcerária, o crime predominante é o roubo e os internos com antecedentes constituem 30% da população prisional. Nos presídios, o preso só abandona a celasem ocasiões especiais como ir a enfermaria ou ao fórum. Nas penitenciarias os detentos circulam livremente pelas galerias e pavilhões precisando de autorização somente para ter acesso a regiãoadministrativa. Os guardas, que são os últimos da hierarquia do sistema prisional , são em sua maioria pessoas que entram no serviço com no Maximo 25 anos de idade , são casados , possuem nível médio deescolaridade, e passam por vários estabelecimentos do sistema. O seu trabalho é de grande complexidade e não recebe nenhum treinamento especializado por parte do Desipe e por isso aprende a realizar o seutrabalho na prática.
Esse é o papel desempenhado pelo que o autor chama de “Economia Delinquente” que sacia as mínimas necessidades dos presos, sustentada pelos familiares dos presos comconsentimento da administração carcerária que consiste pela negociação de roupas, artigos de higiene e tóxicos, como a maconha.
O preso vai perdendo a sua própria identidade. Os detentos sempre vivemdesconfiados e em alerta , pois a qualquer momento eles podem ser vitimas de alguma maldade por parte dos companheiros de cela. Para Coelho, o Xerife é aquele que é responsável frente a administração pela...
tracking img