A obsolesc ncia programada sob a tica do Direito Ambiental e Consumidor

1795 palavras 8 páginas
A obsolescência programada sob a ótica do Direito Ambiental e Consumidor

A obsolescência programada trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Desta forma os produtos se tornam ultrapassados em pouco tempo, fazendo com que o consumidor seja motivado a recompra prematura.
No mundo contemporâneo, o desenvolvimento deve acontecer de forma sustentável, havendo conciliação entre a evolução econômica, preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
Existem dois tipos desse fenômeno, a obsolescência percebida, onde o consumidor considera o produto que tem em casa “velho” devido aos novos modelos lançados a toda hora e a obsolescência funcional, que ocorre quando o produto tem sua vida útil abreviada de propósito.
O encurtamento proposital da vida útil dos produtos aumenta a necessidade de utilização de recursos naturais, a emissão de gases do efeito estufa e a produção de resíduos sólidos que acabam contribuindo para a crise ecológica atual. Além deste grande impacto ambiental, acaba ferindo o Direito do consumidor, pois trata-se de prática abusiva ao afrontar a Política Nacional das Relações de Consumo.
Nós consumidores temos sido vítimas de práticas abusivas das mais variadas, dentre elas a aquisição de produtos que nos frustram em termos de qualidade, além do impacto ambiental, pois essa troca regular de produtos aumenta a produção de lixo e o aumento dos gastos de energia. Por isso devemos pensar nas consequências e se realmente precisamos de um modelo novo de celular a cada 6 meses.

O Criticismo Kantiano
Assim, em sentido geral, merece a denominação de criticismo a postura que preconiza a investigação dos fundamentos do conhecimento como condição para toda e qualquer reflexão filosófica. Segundo esta posição, a pergunta pelo conhecer deve ter primazia sobre a pergunta acerca do ser, uma vez que, sem aquela, não se pode garantir com segurança sobre que

Relacionados