A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A OBRA DE ARTE NA ERA DA
REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA


 HISTÓRIA DOS MEIOS DE REPRODUÇÃO: Em sua essência, a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens faziam sempre podia ser imitado por outros homens. Essa imitação era praticada por discípulos, em seus exercícios, pelos mestres, para a difusão das obras, e finalmente por terceiros, meramente interessados no lucro. Em contraste areprodução técnica da obra de arte representa um processo novo, que vem se desenvolvendo na história intermitentemente, através de saltos separados por longos intervalos, mas com intensidade crescente.

O princípio da obra de arte sempre foi suscetível de reprodução. Com os gregos tem-se a impressão por relevo e fundição; Na Idade Média foi desenvolvido, além da xilogravura (detalhe na madeira),a gravura em metal e a água-forte. No início do século XIX a litografia faz progredir a reprodução nas artes gráficas, possibilidade do desenho ilustrar o cotidiano e tornar-se íntimo colaborador da imprensa. Com o surgimento da fotografia, algumas décadas depois, a litografia tem seu espaço reduzido, além disso, pela primeira vez, as mãos dos homens estão livres das tarefas artísticas essenciaisna reprodução de imagens. No século XX as técnicas de reprodução já tão desenvolvidas que aplicam-se às obras de arte do passado, modificam seus modos de influência e se impõem como novas formas originais de arte. Por exemplo, podemos citar os fractais (forma geométrica que pode ser subdividida indefinidamente em partes iguais = cópias reduzidas do todo), de Mandelbrot. Pela primeira vez noprocesso de reprodução da imagem, a mão foi liberada das responsabilidades artísticas mais importantes, que agora cabem unicamente ao olho.

 CONCEITO DE AURA  Originalidade, Autenticidade e Unicidade: Na reprodução pelas mãos do homem, o original não sofre abalos em sua autoridade, conservando-se intacto. Com os meios de reprodução técnica, há uma interferência direta no núcleo do original. Oconceito de originalidade se funda no princípio do ‘aqui-agora’(hit et nunc), que garante a unicidade da presença da obra de arte em seu ponto de origem. A autenticidade funda-se naquilo que a obra de arte tem de originariamente transmissível, compreendido entre sua duração material e seu testemunho histórico. O testemunho histórico repousa na duração material, com a reprodução técnica essa duraçãomaterial se valoriza em sua originalidade e o testemunho histórico se abala em sua autoridade. A unicidade da obra de arte é idêntica à sua inserção no contexto da tradição. Sem dúvida, essa tradição é algo de muito vivo, de extraordinariamente variável. O conceito de aura condensa os pontos anteriores: originalidade, autenticidade e unicidade. A “aura” está e permanece no original. A “aura” éúnica, singular. A “aura” é a característica da obra de arte legítima. Aqui centra-se o ponto fundamental do texto de Benjamin: com a reprodução técnica o que é atingido na obra de arte é sua aura. As formas de reprodução deslocam o objeto reproduzido do domínio da tradição. Um evento produzido em uma única vez se dissolve em um circuito massificado, o ‘aqui-agora’ hit et nunc da obra de arte édiluído quando pode ser reproduzido em qualquer circunstância, atualizando-se e gerando o abalo da tradição.

É indispensável levar em conta essas relações em estudo que se propõe estudar a arte na era de sua reprodutividade técnica. Porque elas preparam o caminho para a descoberta decisiva: com a reprodutividade técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, de sua existênciaparasitária, destacando-se do ritual. A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida.

 A QUESTÃO DA PERCEPÇÃO  As Modificações nos Gostos e Preferências: O homem de massa exige que as coisas se humanizem diante das tecnologias, embora acolham as reproduções e depreciam o caráter daquilo que só é dado uma vez (artes plásticas etc.). A...
tracking img