A obra de arte bidimensional e sua reprodução fotografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A OBRA DE ARTE BIDIMENSIONAL E SUA REPRODUÇÃO FOTOGRAFICA
Bruno Silvério Duque[1]

Resumo: A fotografia das obras de arte bidimensionais multiplicam suas imagens, porém a experiência estética diante da original nunca é igual a experiência com a reprodução. Gerando assim experiências distintas de certa forma confundíveis. Apesar disto a sensação de (re)conhecimento da obra é passada pelafotografia. Neste artigo é feita uma rápida análise das relações entre obra e reprodução e essas duas experiências estéticas.

Palavras-chave: Imagem; cognição; fotografia; obra de arte; reprodução; sistema visual; tecnologia; pintura


Este artigo busca algumas explicações sobre “as diferenças entre obra e reprodução fotográfica” nos campos: história da arte, psicologia visual, estética,tecnologia, assim como outros implicitos como filosofia da arte, sistema visual, análise científica da obra de arte, cognição, processamento digital de imagens e outros. Não foi referida a ótica porque os campos citados apresentam as noções de ótica, até o momento, relevantes aos estudos.
Os principais autores que serviram de referencia para os estudos apresentados neste artigo são André Malraux, queem “o Museu Imaginário” analisa a possibilidade que os álbuns de fotografias tem para exibir obras de arte, e Kant e Schopenhauer que possibilitam algumas idéias estéticas apresentadas e que nos ajudam a entender a relação sujeito x imagem e, portanto, facilitam explicar as diferenças fotografia x original, pois só importam estas diferenças enquanto em relação com o sujeito. Vários outrosautores utilizados em uma investigação mais ampla do assunto estão apresentados na bibliografia.
No presente texto são apresentados o papel que assumiu a fotografia em relação as artes anteriores a ela, a relação do funcionamento da maquina fotográfica e o sistema visual humano, uma análise da estruturas cognitiva humana, idéias a respeito da experiência estética e possíveis abordagens para oassunto.
Tudo o que é visível é fotografável, um dos primeiros impactos que isso gerou nas artes, na época do surgimento das primeiras máquinas fotográficas, foi que a arte já não era a melhor forma de registrar o que o olho vê, e ainda criar uma imagem complexa que conserva para posteridade. Houve (e está havendo) uma enorme revolução na percepção do ser humano desde o momento em que a fotografia(muito mais do que seu antecessor técnico, a gravura) possibilitou a circulação excessiva de imagens realistas de tudo o que se pode ver com um olho.
A fotografia desde seu surgimento se relacionou com a obra de arte de forma extremamente direta: assumindo parte do papel anteriormente delegado a ela, se apropriando de sua história e de toda a história da imagem. Isso se seguiu até o momento emque finalmente houve uma separação da pintura (e o desenho, aquarela, gravura, etc...) e sua caracterização como arte autônoma. E claro... como técnica autônoma.
A função mimética, tanto na pintura quanto na fotografia é meramente utilitária e se baseia, um na técnica e o outro na tecnologia. Mesmo que tanto em um como no outro sempre são detectáveis vestígios de expressão, intenção, ou outrosindícios de intervenção humana.
A fotografia como ferramenta (utilitária) para registrar a obra de arte bidimensional (gravuras, quadros, desenhos, fotografias, etc...) vem sendo utilizada desde 1840. Na época os fotógrafos substituíam os “artistas/artesãos” que copiavam obras de museus para quem pudesse pagar e os gravadores “copiavam” a obra para serem impressas em jornais, ou vendidas dealguma outra forma enfim.
O ser humano é o único dentre os animais que percebe e releva imagens percebidas em uma superfície. Em diversas áreas do saber o conceito de imagem está relacionado a “formas cogniscíveis em uma superfície relativamente plana”. Característica que tem em comum com o desenho, pintura, e as outras formas de arte bidimensional, alem da escrita, que é formada por imagens...
tracking img