A nova ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Nova Ordem Mundial: O desafio para determinar mudanças a favor do meio ambiente

Débora Cristina de Souza Brandão

Após o fim da Guerra Fira e a dissolução da União Soviética, o mundo inteiroiniciou uma nova fase de relações geopolíticas, definindo os Estados Unidos como potência principal, tendo o capitalismo como princípio para a Nova Ordem Mundial, surgindo, então, discussões que aindase mantêm devido a ideologias contrárias à erradicação da pobreza, à degradação ambiental e ao terrorismo internacional.
Na “Nova Ordem Mundial”, vários interesses ultrapassaram os limites dospaíses, tornando-se de interesses globais. Incluindo o meio ambiente, cuja degradação ultrapassa fronteiras, gerando assim questões sobre leis ambientais globais diante do desenvolvimento socioeconômico decada país.
Muitas vezes, a exacerbada preocupação com o capital se opõe à conscientização ecológica, com a intensa procura por cada vez mais empreendimentos de sucesso, causando, assim, descontroladadestruição ambiental. Em paralelo, algumas empresas difundem os Selos Verdes, que são certificados ambientais e programas de conservação. Uma tentativa desesperada de manter o restante de meioambiente que sobrou, vitimado pelo intenso consumismo da população.
Com as novas tendências ecológicas, muitas empresas buscam projetos de reflorestamento e educação ambiental, trazendo para a empresa ochamado Eco marketing, que procura compensar as ideologias de globalização com o equilíbrio ecológico.
A solução para os problemas ambientais, como, por exemplo, as mudanças climáticas, requerem umamodificação radical da consciência da sociedade, adaptando o sistema energético atual, baseado em energias não renováveis e contaminantes, que são utilizadas de maneira excessiva; por um novo sistemacom bases de energia renovável, de menor impacto ambiental e menor consumo energético. A mudança na geração de energia provocaria não só transformações na economia, como também na sociedade e nas...
tracking img