A nova ordem economica mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O que caracteriza uma crise econômica?
É a incapacidade de o país combater a inflação sem atrapalhar a produção de bens e serviços. A falta de dinheiro ao mesmo tempo por muitas empresas ou pessoas físicas, principalmente nas prestadoras de créditos ou bancos, são exemplos de fatores que pode desencadear uma crise econômica.
Durante os últimos cincos anostivemos 2 crises econômicas que abalaram o mundo. A primeira ocorreu no ano de 2008 onde tivemos o desequilíbrio na maior economia do mundo, os Estados Unidos. A segunda ocorreu no ano de 2001 envolvendo os países que faz parte do PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha).
* A causa da crise econômica de 2008
A causa da crise de 2008 tem um poço a ver com osataques de 11 de setembro. ”Por que depois da ofensiva terrorista, o governo americano se envolveu em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão, e começou a gastar mais do que deveria”, essa frase foi dita pelo professor do departamento de economia da USP. Mesmo com essa situação a economia interna já não estava muito boa. Uma das razões para isso, era que os EUA estava importando mais do queexportando. Em vez de cortar os gastos, eles receberam ajuda de países como China e Inglaterra.
Com o dinheiro injetado pelo exterior, os bancos passaram a oferecer mais crédito até para aqueles clientes considerados de risco. Além disso, aproveitando da grande oferta a baixas taxas de juros, os consumidores compraram muito principalmente imóveis. Porém depois disso as taxas de juroscomeçaram a subir, diminuindo a procura de imóveis e derrubando os preços. Com isso começou a inadimplência, gerando nesse momento falta de dinheiros aos bancos que no primeiro momento foi ajudado pelo governo americano.
Com esse ajuda do governo ao banco, surgiram criticas a essa política de socorro aos banqueiros. Por conta da pressão política, a Casa Branca decidiu que nãoia mais interferir, deixando o banco quebrar. O fechamento do quarto maior banco de credito dos EUA causou pânico e travou o crédito.
A economia mundial mal se levanta da queda em 2008 e já começou a cambalear. Muitos analistas concordam que a crise global do momento é uma continuação ou até mesmo um efeito colateral da crise de 2008.
* A origem da crise econômica européia(2011)
A origem da crise econômica na Europa se deu por problemas fiscais. Alguns países como a Grécia, gastaram mais dinheiro do que conseguiram arrecadar por meio dos impostos nos últimos anos e para se financiar, passaram acumularam dividas. Assim, a relação do endividamento sobre o PIB de muitas nações do continente ultrapassou significativamente o limite de 60% estabelecidopelo tratado que criou a zona do euro. A desconfiança de que os governos da região teriam dificuldade para honrar suas dividas fez com que os investidores passassem a temer possuir ações, bem como títulos públicos e privados europeus.
Os investidores passaram a desconfiar da Europa no ano de 2007, onde se havia suspeitas de que o mercado imobiliário dos Estados Unidos viviauma bolha. A crise do ano de 2008, só fez confirmar as suspeitas fazendo com que o governo injetasse trilhões de dólares nas economias dos países mais afetados. Já em fevereiro de 2010 uma reportagem revelou que a Grécia teria fechado acordo com um banco para esconder a sua divida publica. Essa noticia levou a Comissão Européia para investigar o assunto desencadeando uma onde de desconfiança nosmercados.
Os países que se encontram na crise Européia são Portugal, Irã, Irlanda, Grécia e Espanha que formar o grupo chamado PIIGS. Esses países se encontram numa situação mais delicada dentro da zona do euro, pois foram aqueles que atuaram de forma mais indisciplinadas nos gastos públicos e fizeram dividas excessiva. Esses países possuem baixos déficits orçamentais ante o...
tracking img