A nova configuração do façonismo: recurso estratégico para competitividade na indústria têxtil brasileira

26844 palavras 108 páginas
INTRODUÇÃO

Esta dissertação foi desenvolvida para atender às exigências do programa de pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, para a obtenção do grau de mestre em Engenharia da Produção, sob a orientação do Professor Dr. Marino de Oliveira Rezende.

Entretanto, não se tratou apenas de atender a determinada exigência, mas, por estar profissionalmente envolvido com a indústria têxtil, ora como professor da FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Americana, ora como pequeno empresário façonista, entendeu-se que a pesquisa se tornaria mais representativa à medida que melhor refletisse estes aspectos, daí a escolha do tema: “A nova configuração do façonismo: recurso estratégico para a competitividade na indústria têxtil brasileira-“como parte do estudo dos processos produtivos em Engenharia de Produção Têxtil. Chegou–se ao tema em questão a partir da observação das transformações ocorridas no complexo têxtil brasileiro na última década do século XX, a dos anos 90.

Este setor têxtil, durante décadas operou em ambiente de mercado protegido, sem a concorrência dos têxteis importados.

A abertura da economia brasileira para os mercados internacionais, a partir da década de 90, rompeu com estes limites artificiais de forma abrupta e as conseqüências se fizeram presentes através, principalmente, do fechamento de empresas e da diminuição dos postos de trabalho.

Obrigada a se reestruturar, a indústria têxtil nacional necessitou modernizar seu parque de máquinas, aumentar sua produtividade e introduzir novas técnicas de gestão como estratégia para a redução dos custos e aumento da competitividade.

Os processos produtivos sofreram transformações para se sintonizarem com as novas metas e antigas formas de produção voltaram a ser utilizadas.

Considerando-se esta situação, levantou-se a questão central para a pesquisa: seria possível afirmar que, nos atuais processos produtivos, o façonismo,

Relacionados