A nova configuração do façonismo: recurso estratégico para competitividade na indústria têxtil brasileira

Páginas: 108 (26844 palavras) Publicado: 3 de março de 2011
INTRODUÇÃO

Esta dissertação foi desenvolvida para atender às exigências do programa de pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, para a obtenção do grau de mestre em Engenharia da Produção, sob a orientação do Professor Dr. Marino de Oliveira Rezende.

Entretanto, não se tratou apenas de atender a determinada exigência, mas, por estarprofissionalmente envolvido com a indústria têxtil, ora como professor da FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Americana, ora como pequeno empresário façonista, entendeu-se que a pesquisa se tornaria mais representativa à medida que melhor refletisse estes aspectos, daí a escolha do tema: “A nova configuração do façonismo: recurso estratégico para a competitividade na indústria têxtil brasileira-“como partedo estudo dos processos produtivos em Engenharia de Produção Têxtil.
Chegou–se ao tema em questão a partir da observação das transformações ocorridas no complexo têxtil brasileiro na última década do século XX, a dos anos 90.

Este setor têxtil, durante décadas operou em ambiente de mercado protegido, sem a concorrência dos têxteis importados.

A abertura da economia brasileirapara os mercados internacionais, a partir da década de 90, rompeu com estes limites artificiais de forma abrupta e as conseqüências se fizeram presentes através, principalmente, do fechamento de empresas e da diminuição dos postos de trabalho.

Obrigada a se reestruturar, a indústria têxtil nacional necessitou modernizar seu parque de máquinas, aumentar sua produtividade e introduzir novastécnicas de gestão como estratégia para a redução dos custos e aumento da competitividade.

Os processos produtivos sofreram transformações para se sintonizarem com as novas metas e antigas formas de produção voltaram a ser utilizadas.

Considerando-se esta situação, levantou-se a questão central para a pesquisa: seria possível afirmar que, nos atuais processos produtivos, o façonismo,antiga forma de trabalho no ramo têxtil, estaria sendo recuperado como recurso estratégico de competitividade?
Tentando responder a esta questão, iniciou-se pesquisa na literatura específica e encontrou-se a seguinte afirmação, que passaria a funcionar como hipótese para este trabalho:

“A terceirização de parte ou de todo o processo de fabricação dos produtos, através dasub-contratação de fações ou de outras empresas é uma das opções estratégicas que está sendo cada vez mais utilizadas pelas pequenas e médias empresas, principalmente devido aos padrões competitivos mais rigorosos, como aquele ajuste geral dos preços e a redução da margem de lucro.” (ANAIS XIX CNTT, 2000, p. 69)

A partir daí, o objetivo geral da pesquisa se delineou: seria necessário demonstrar que osistema de contratação de trabalho “à façon” , sofrera transformações no decorrer da história dos processos produtivos têxteis se configurando,na atualidade. como recurso estratégico para a competitividade na indústria têxtil brasileira ..

Para que esta demonstração fosse feita, seria preciso descrever as transformações ocorridas no sistema de fação através do tempo e explicar, através deexemplo, a sua utilização como recurso estratégico para a competitividade na indústria têxtil brasileira,sob a forma de terceirização.
A necessidade de melhor entender o processo produtivo flexível, que é a marca do modelo de desenvolvimento que regula as relações produtivas na atualidade, no qual a fação está sendo utilizada como forma de terceirização, tornou esta pesquisa bastante oportuna.Diante dos objetivos descritivos e explicativos deste trabalho, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, documental e de observação empírica, pois conforme SEVERINO (2002, p. 162), “Diretamente relacionados com o tipo de pesquisa serão os métodos e técnicas a serem adotados”.
O levantamento dos dados referentes ao cenário nacional da indústria têxtil, à sistematização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo da competitividade da indústria brasileira
  • industria textil
  • Industria textil
  • Industria Textil
  • Industria Têxtil
  • Rh estratégico: uma nova abordagem para as praticas de recursos humanos
  • Industria textil
  • Industria textil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!