A nocao de liberdade em kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A NOÇÃO DE LIBERDADE EM KANT
Introdução
O presente trabalho tem como tema A Noção de Liberdade em Kant-uma reflexão filosófica. Nele pretendemos apresentar e analisar de uma forma critica a noção kantiana de Liberdade identificando, sempre que possível, a sua importância para a humanidade.
O trabalho apresenta-se em três principais capítulos. No primeiro, colocaremos de uma forma simples eclara o surgimento e a evolução do problema de liberdade ao longo dos tempos. No sugundo, traremos aquilo que é visão de Kant sobre a Liberdade, não deixando de sublinhar os aspectos chaves. No terceiro e último capítulo, lançaremos uma breve crítica a concepção kantiana de Liberdade. Essa critica, será alcerçada pelas visões de pensadores como,S. Agostinho, S. Tomás de Aquino, Sartre, Jonh Lock,Bergson, Descartes, entre outros. Será ainda neste capitulo, onde daremos igualmente, a nossa curta visão a respeito do tema de que temos vindo referenciar.
Embora sendo pouco habitual, achamos melhor constar na presente monografia, a parte referente aos anexos. Nela deixaremos um esboço bibliográfico e vocabulário do professoste Kant. O objectivo deste procedimento visa conferir uma maioraproximação para com o filósofo, no que diz respeito aos vários aspectos da sua vida.
Contudo, temos a salientar que este trabalho empregará dados bibliográficos com base histórica e contemporânea, que iremos citar devidamente, sempre que acharmos necessário. Fazemos saber também que alinha de pesquisa deste trabalho é exclusivamente qualitativa por ser a mais adequada aos propósitos desta pesquisa.JUSTIFICATIVA
A escolha do tema prende-se no facto da Liberdade ser um dos conceitos que muitas vezes passa das nossas mentes de uma forma despercebida, isto é, sem que surja em nós uma motivação que nos leve a reflectir sobre a sua real existência. Segundo MELO, “a Liberdade se assemelha à saúde, só pensamos verdadeiramente nela quando a sentimos ameaçada”. Na verdade, são tantas as discussões,guerras e até mesmo mortes que se verificam nas nossas sociedades em nome da Liberdade, porém poucos são os que se preocupam em saber o que realmente ela é.
Um segundo motivo que norteou a nossa escolha tem a ver com a falta de concesso entre diversos filósofos que se empenharam a reflectir sobre a Liberdade, desde a Antiguidade Clássica até aos nossos dias. Para além da divergência nas própriasdefinições, fala-se tanto do conflito Liberdade – Casualidade (leis Naturais). Encontramos nos dias de hoje filósofos como Bergson e Niestzshe que negam haver uma definição da Liberdade.
Contudo, foi neste contexto que optamos em dedicar a nossa atenção à questão da Liberdade. Ciente, estamos nós que não somos os únicos a fazer uma abordagem acerca do tema, o mesmo já foi alvo de muitas reflexõessob diversos ângulos de investigação, porém, a nossa abordagem insere-se numa nova perspectiva na qual analisaremos a noção Kantiana de Liberdade.

PROBLEMA
“Liberdade” é um termo que frequentemente usamos todos os dias como “amor”, “paz”, “justiça”, etc pensando conhecermos claramente o seu significado, mas fazendo um exame um pouco mais cuidadoso vemos que é difícil dar-lhe uma definiçãoprecisa e unívoca, tão variados e diversos são os casos em que nós o usamos.
Na sua obra Critica da Razão Pura, Kant apresenta duas definições de Liberdade, uma no sentido Cosmológica e a outra no sentido Prático. Transcrevemos o que o próprio Kant diz:
“…, entendo por Liberdade, em sentido cosmológico, a faculdade de iniciar por si um estado, cuja causalidade não esteja, por sua vez, subordinada,segundo a lei natural, a outra causa que a determine quanto ao tempo. A liberdade é, neste sentido, uma ideia transcendental pura…” “A Liberdade no sentido prático é a independência do arbítrio frente à coacção dos impulsos da sensibilidade”.
Segundo Kant é sobre a primeira definição que se fundamenta a segunda e que seja nela onde se constitui o ponto preciso das dificuldades que, desde...
tracking img