A negligência familiar como fator de dificuldade no processo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A NEGLIGÊNCIA FAMILIAR COMO FATOR DE DIFICULDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

ADRIANA DO NASCIMENTO SILVA[1]

RESUMO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho o tema será apresentado com o objetivo de trazer a reflexão sobre a importância da educação e da família no processo de formação e desenvolvimento do ser humano, pois a família tem um papel educativo essencial. Dela vai depender adefinição do quadro de referência primário para a prática educativa e só através da educação o cidadão é capaz de reconhecer e lutar por seus direitos.

1 FAMÍLIA: A BASE DE TODO SER HUMANDO

A Constituição Federal de 1988 representou um marco na evolução do conceito de família, revelando que o traço dominante da evolução da família é sua tendência a se tornar um grupo cada vez menos organizado ehierarquizado e que cada vez mais se funda na afeição mútua (GENOFRE, 1997).
Saraceno (1997), explica que o termo família nasceu na Roma antiga para dar nome a um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também a escravidão legalizada. A palavra “família” deriva do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”.
A compreensãode Singly (2000) sobre a família contemporânea é de que ela é, ao mesmo tempo e paradoxalmente, relacional e individualista. De acordo com a autora, é na tensão entre esses dois pólos que se constroem e se desfazem os laços familiares contemporâneos, onde cada um busca a fórmula mágica que lhe permita ser livre junto. Essa família caracteriza-se como um grupo regulado pelo amor, no qual os adultosestão a serviço do grupo e principalmente das crianças. Ainda de acordo com a autora, os modelos familiares contemporâneos seguem a mesma perspectiva, na medida em que a lógica do amor se impôs ainda mais: os cônjuges só ficam juntos sob a condição de se amarem; os pais devem dar ainda mais atenção às crianças.
Senna e Antunes (2003) apontam que a composição das famílias brasileiras,especialmente nas últimas três décadas, vem passando por várias alterações, do ponto de vista demográfico, e embora tais alterações ocorram de forma diferenciada nas diversas regiões do país, algumas ocorrem de forma mais ou menos similar, como a redução da natalidade e o aumento da longevidade das pessoas. As autoras assinalam que as famílias vêm se tornando menores, e com um número maior de idososem sua composição, com prevalência de doenças crônicas e de problemas decorrentes do processo de envelhecimento.
A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também é apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com asadversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.
Nas famílias das camadas mais empobrecidas da população a realidade de composição familiar é bem diferente do modelo tradicional de família nuclear, onde o pai é oprovedor, a mãe cuida da casa e os filhos estudam. De acordo com as autoras, elevou-se o número de núcleos familiares compostos apenas por mulheres e seus filhos menores, e também o número de indivíduos e mesmo de famílias moradores de rua (SENNA; ANTUNES, 2003).
Na estrutura familiar, as crianças são os membros mais vulneráveis às situações de conflitos no grupo e, neste sentido, estão maisexpostas que os demais, justamente por não ter autonomia e capacidade plena de defesa e resolução.
A família se integra a escola, pois é considerada a extensão da família e, trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores. Muitas vezes, não é simplesmente a educação apenas que leva a criança a ter solidez e confiança naquilo que faz. Amor e atenção também são...
tracking img