A NECESSIDADE DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM O CAMPO DA SAÚDE MENTAL, NO JULIANO MOREIRA E NO CAPS PARA A POPULAÇÃO DE JOÃO PESSOA –PB.

2114 palavras 9 páginas
PET-SAÚDE MENTAL - UFPB
Preceptora: Rozali Ramalho

A NECESSIDADE DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM O CAMPO DA SAÚDE MENTAL, NO JULIANO MOREIRA E NO CAPS PARA A POPULAÇÃO DE JOÃO PESSOA –PB.

Karl Marx da Nobrega Cabral (UFPB) karl.marx.15@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO Para uma questão tão complicada como a loucura, no decorrer das décadas vem sendo realizados estudos que tentam diagnosticar os problemas, dificuldades, erros do sistema de saúde. A loucura sempre foi tema de discussão em todo mundo, os pensadores de cada país tentaram buscar formas de retirá-los da sociedade e daí veio os manicômios que são grandes prédios com formato interior de uma verdadeira prisão, geralmente em condições precárias, onde predomina o ócio e que havia e/ou há o eletro-choque como forma de terapia, os castigos para punições as “solitárias” onde pacientes passavam dias ou meses confinados, sem ver ao menos a luz do sol. No século XIX, veio às primeiras instalações no Brasil, o primeiro manicômio foi inaugurado na cidade do Rio de Janeiro por D. Pedro II, e assim começou a se “preocupar” com a loucura, e por todo país abriu-se manicômios até chegar na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, o Manicômio Juliano Moreira, com as características de um hospital voltado para a psiquiatria medica, em que é há internação e exclusão dos pacientes. Após muitos apresentarem o “sistema ideal”, surge na Inglaterra a Anti-psiquiatria, o modelo diferente dos demais, pois busca interagir: família, o louco, as comunidades anti-psiquiátricas, e foi na Itália com Franco Basaglia que veio a principal inspiração para o processo brasileiro na saúde mental, onde a doença mental não tem mais a cura como objetivo central, mas todo o contexto do paciente.
O profissional de terapia ocupacional dentro dos hospitais psiquiátricos tem a função de acabar com o ócio que domina a maior parte dos manicômios. Ele pode criar diversos tipos de oficinas, como de artesanato, e de esportes que

Relacionados