A necessidade do ensino de ciêncais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Necessidade do Ensino de Ciências

Este texto trata da importância de se ter um bom desenvolvimento da disciplina de Ciências na sala de aula hoje em dia, já que o mundo está em constantes mudanças e transformações científicas e tecnológicas. Discute também o processo de construção do conhecimento intelectual que é resultado da interação entre o aluno e o objeto de estudo, mediada peloprofessor num contexto social e histórico. Assim, como toda e qualquer área do conhecimento, a disciplina de Ciências tem bem delimitado o seu objeto de estudo: os fenômenos da vida em todas as suas formas e relações com o ambiente.

Palavras-Chave: Ciências. Tecnologia. Currículo de Ciências.

Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelo acúmulo de informações e pelos avanços tecnológicos.Cabe à escola a tarefa específica da formação científica, ética e cultural do aluno, constituindo-se o professor em principal gestor do processo educativo. Uma das principais finalidades da escola é garantir ao aluno o acesso à informação, à linguagem e às ferramentas tecnológicas para sua participação no exercício ativo da cidadania. Porém, ciência e tecnologia de nada servirão se a ética e aformação de valores forem deixadas a um segundo plano, pois são elas que determinam, em última instância, o uso correto, ou não, das decisões científicas, políticas, culturais e tecnológicas, sob pena de o conhecimento acabar por destruir a vida e a natureza.
O processo de construção do conhecimento intelectual é resultado da interação entre o aluno e o objeto de estudo, mediada pelo professor numcontexto social e histórico. É real tudo aquilo que possa despertar a curiosidade e ser estudado pelo ser humano, incluindo-se a si mesmo, as suas atividades, as emoções e o próprio pensamento. Assim, como toda e qualquer área do conhecimento, a disciplina de Ciências tem bem delimitado o seu objeto de estudo: os fenômenos da vida em todas as suas formas e relações com o ambiente.
A necessidade doensino de ciências é justificada pelo equilíbrio dinâmico entre ser humano e natureza que está sendo ameaçado e ficando cada vez mais frágil e delicado. Os avanços tecnológicos, com seus benefícios, podem facilmente resultar em destruição. A escola não pode ficar alheia a essa situação, ela deve contribuir para que o aluno, além de se apropriar do conhecimento para o pleno exercício da cidadania,prepare-se para encarar os desafios impostos pelos avanços científicos e tecnológicos.

Mostrar Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para oquestionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valoração dos modos de intervir e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia.
Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ªséries – Ciências Naturais. Brasília: MEC, 2000.p. 23-24.


O ensino de ciências também favorece o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e crítica no aluno, o que contribui significamente para a construção da autonomia de seu pensamento e de suas ações. Diante de desses argumentos considerados necessários no ensino de ciências o grande desafio se dá na hora de construir um currículo deciências que além de atender às necessidades de todos também desperte nos alunos o interesse pelo estudo de ciências. Propor uma educação para a cidadania requer que temáticas sociais sejam apresentadas ao aluno e discutidas coletivamente, assim o currículo de ciências deve estar voltado para a realidade vivida pela escola, pela comunidade e para a compreensão real de todos.
Ensinar ciências...
tracking img