A necessidade da organização nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A NECESSIDADE DA ORGANIZAÇÃO NAS EMPRESAS: Observando esses dados podemos dizer que o mundo atual é formado de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção ou para a prestação de serviço são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (recursos físicos e materiais, financeiros,tecnológicos, mercadológicos etc). A vida das pessoas depende das organizações e vice-versa. As organizações são extremamente heterogenias e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características e estruturas diferentes. À medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõe a sua estrutura organizacional, realizando assim um tipode divisão que podemos chamar de estrutura organizacional ou departamentalização. È um termo antigo, porém vem se especializando a cada dia com novas abordagens sobre como dividir e organizar as empresas.
Alguns tipos de departamentalização são deixados para trás por causa das novas exigências de organização das empresas, hora em setores ora em distribuições funcionais, métodos de atendimento aclientes, etc. E outros são incorporados para realizarem o trabalho com eficiência e eficácia. No nosso Seminário focalizaremos o uso da departamentalização, mostrando como esse método de organização evoluiu e quais suas etapas que foram deixadas para trás e as que atualmente são utilizadas nas médias e grandes corporações.

A Departamentalização é o agrupamento, em departamentos, de acordocom um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadaschama-se Departamentalização.
Numa primeira fase é efetuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionados pela especialização. Segue-se a departamentalização com o objetivo de permitir uma gestão eficiente. O produto final da departamentalização é denominado de organograma.
A divisão do trabalho e posterior reagrupamento podem ser efetuadas observandocritérios de três formas diferentes, dando origem a diferentes tipos de estruturas organizacionais:
- Divisão por função.
- Divisão por produtividade.
- Divisão por divisão (unidade/delegação, grupo de clientes, produto ou projeto).
A escolha de qual o critério a utilizar para efetuar a divisão do trabalho e a departamentalização depende, geralmente, dos objetivos da organização, dascaracterísticas do ambiente externo, da tecnologia utilizada, das qualificações dos trabalhadores, do tipo de tarefas executadas, da existência ou não de unidades/delegações afastadas geograficamente, da dimensão da organização e da estratégia prosseguida.
Os Objetivos da departamentalização são:

• Aproveitar a especialização;
• Maximizar recursos disponíveis;
• Controlar;
• Coordenar;
•Descentralizar;
• Integrar ambiente e organização;
• E reduzir conflitos.

Existem princípios e critérios que determinam a escolha dos tipos de departamentalização:
PRINCÍPIO DE MAIOR USO: O departamento que é mais usado dentro da empresa. Necessita que a atividade nele desempenhada esteja sob sua jurisdição (ADM).
PRINCÍPIO DE MAIOR INTERESSE: O departamento que mais interessa tenha poruma atividade e deve ser supervisionada.
PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DO CONTROLE: As atividades de controle devem ser autônomas, independentes e separadas das atividades que estão sendo controladas.
PRINCÍPIO DA SUPRESSÃO DA CONCORRÊNCIA: Estabelece a necessidade de eliminar a concorrência entre departamentos, agrupando atividades correlatas em um único departamento.
CRITÉRIOS BÁSICOS PARA A...
tracking img