A necessidade da cruz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Necessidade da Cruz

“Somente os que consideram a cruz o centro da esperança para a família humana, podem compreender o evangelho que Cristo ensinou.” – E. White, Testimonies to the Church, vol. 8, pág. 206.

Introdução
1. Esta mensagem não é dirigida àqueles que se escandalizam com a cruz, nem aos incrédulos, nem tampouco aos que se consideram sábios aos seus próprios olhos, tratandotal assunto com leviandade.

2. Ao invés disso, essa mensagem é para os que querem partilhar, em certo grau, a atitude daqueles dois discípulos tristonhos, a quem Jesus apareceu na estrada de Emaús. Eles amavam o Mestre. Sabiam que Ele havia morrido, mas não aceitavam Sua morte nem a julgavam necessária.

a) Por que Ele tinha que morrer? O Cristo não reconhecido, que caminhava lado alado com eles, descreveu-os carinhosamente como “néscios e tardos de coração” (verso 25). “Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua Glória?”


b) Para considerar sua pergunta em nosso próprio contexto, a cruz era necessária de dois pontos de vista: de Deus e do homem.



I. A Cruz era Necessária do Ponto de Vista de Deus
1. A cruz era necessária para revelar aavaliação de Deus em face da vida humana.
a) Nos dias de Jesus pouco valor se atribuía à vida humana.
1) Crianças não desejadas eram doadas.
2) Um escravo podia ser morto pelo seu senhor, e não se questionava a respeito disso.
3) Déspotas como Nero iluminavam seus jardins com tochas humanas.


2. Em nossos dias pouco valor continua a ser dado à vidahumana.
a) Este é um motivo para as guerras.
b) Isso torna possível a pobreza, a miséria e as injustiças sociais.


3. Mas a vida tem valor.
a) Aos olhos de Deus a vida é de valor inestimável.
b) A morte de seu Filho na cruz comprova isso.
c) O valor da vida humana não foi subestimado quando Deus Se dispôs a dar Seu único Filho para nos salvar.


4. Acruz era necessária para revelar a essência do caráter de Deus.
a) “Deus é amor” (I João 4:8 ú.p.).


b) Outra vez João diz: “Nisto consiste o amor: Não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou, e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (4:10).

c) Jamais poderíamos compreender isso sem a cruz. Paulo declara em Romanos: “Mas Deus prova o Seupróprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (5:8).
1) A cruz revela Deus em Seu amor infinito.
2) A cruz revela Deus não como um Deus de vingança, déspota, ou juiz sem misericórdia, mas como um amável Pastor trilhando o caminho do sofrimento e da morte em busca da ovelha perdida.


5. A cruz era necessária para revelarcomo Deus considera o pecado.
a) Definimos pecado como erros, fraquezas, deslizes e complexos.
1) O que é pecado?


2) Quão terrível é o pecado?

3) Ilustração. Um pastor encontrava-se na sala de espera de um hospital, em companhia de um pai ansioso, cuja filha passava por uma cirurgia. No momento seguinte, apareceu o cirurgião e descreveu como havia ocorrido aoperação que acabara de fazer. A incisão media mais da metade ao redor do pequeno corpo. Uma costela havia sido removida e um nervo havia sido extraído. Depois que o médico saiu, o pai virou-se para o pastor e disse: “Se tudo isso foi necessário para que minha filha ficasse bem, então ela estava terrivelmente enferma.” O mundo encontra-se terrivelmente doente. Somente o sangue de Cristo é capazde curá-lo.

II. A Cruz era Necessária do Ponto de Vista do Homem
1. Não existe salvação sem a morte intercessória de Cristo; não existe esperança fora do Seu sacrifício. A cruz é necessária a todos nós. Ela é o poder de Deus (I Cor. 1:18).


2. A cruz é o poder de Deus para desafiar nosso coração pecaminoso.
a) Disse Jesus: “E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a...
tracking img