A natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Natureza

A expressão natureza (do latim natura), natura[1] ou naturaleza[2] aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural: ou seja,envolve todo o meio ambiente que não teve intervenção antrópica.
Dessa noção da palavra, surge seu significado mais amplo: a Natureza corresponde ao mundo material e, em extensão, aouniverso físico: toda sua matéria e energia, inseridas em um processo dinâmico que lhes é próprio e cujo funcionamento segue regras próprias (estudadas pelas ciências naturais).Etimologia

Latim, natura, comp. pelo tema natus, p.pass. de nascere = nascer e urus = sufixo do particípio futuro de oritur = surgir, gerar, a força que gera.
Aquilo que surge, quese dá por nascimento. Aquilo que é e faz por nascimento segundo leis universais aplicadas a um preciso contexto.
Ordem ou sistema de leis que precedem a existência das coisas e asucessão dos seres. O conjunto de todos os seres que compõem o universo. Essência e qualidade ínsita de um ser. Também entendido como "qualidade, índole, gênio, tipo, caráter" de um serEscala

A escala abrangida pela palavra natureza, dentro deste contexto, envolve desde o subatômico até o amplamente universal, como os planetas e estrelas. Tomando como orecorte a escala do homem, inclui basicamente o meio ambiente natural e normalmente exclui o meio ambiente construído, de forma a ser tradicionalmente associada à vida selvagem, aosfenômenos e recursos naturais e aos seus processos e dinâmicas próprios. Há também definições que incluem o meio-ambiente alterado pelo homem como elemento da Natureza.

A associaçãomais popular que se faz à palavra "natureza" a confunde com a idéia de paisagem natural: a paisagem é o resultado dos processos complexos presentes em um determinado meio ambiente.
tracking img