A musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A música está sempre presente em nossas vidas, imprimindo o seu tom, ora nos formando, ora nos acalmando, ora energizando ou curando...
A música na Educação Infantil visa oferecer maiores oportunidades à criança para um desenvolvimento integral e harmônico. Constitui-se num caminho integrador, sendo possível atingir várias facetas do desenvolvimento humano. Possibilita trabalhar as relaçõessociais, a linguagem, o movimento, as artes plásticas e até criar ou desenvolver potencialidades musicais.
Mais ainda, a música pode ser vista como um objeto transacional, podendo suprir as necessidades da maternagem da criança, tão importante nesta fase. A música neste caso pode envolver, acariciar e recordar a presença confortadora da mãe, necessária no processo de individualização da criança.
Amúsica se mostra um importante recurso no estabelecimento da comunicação, onde a linguagem verbal ainda não está inteiramente conquistada. Ela pode ser um caminho para a construção dessa linguagem em formação, através de um processo lúdico e ativo, onde as crianças podem interagir com os objetos sonoros, enriquecendo suas experiências.
A música sendo um dos meios de expressão através da qual acriança exterioriza sentimentos e emoções, merece que o educador esteja atento no tão importante recurso pedagógico. Ela auxilia no desenvolvimento saudável, na qual a criança se reconhece, descobre, compreende e constrói seu mundo estabelecendo vínculos através da experimentação, imaginação, fantasia e construção.
Este trabalho tem como objetivo evidenciar o valor e a função da música para odesenvolvimento da criança.

2. A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

2.1. O som primordial
O grito é uma forma de comunicação essencial no mundo animal. Antes mesmo de a mãe ter o filho nos braços numa comunicação tátil, o seu choro ou grito é que primeiramente a toca com precisão, através do ouvido.
O grito revela o primeiro momento de socialização extra-uterina, pois por meio dele, aexpressão das emoções de alguém pode imprimir emoções no outro. Porém a comunicação sonora inicia-se bem antes do nascimento, no meio líquido onde o bebê se encontra. As baixas frequências são muito bem sentidas pelo corpo e tocam o bebê como se fossem uma vibração.

2.2. O tom do som
Antoine Alaméda fez interessantes estudos que demonstram que cada indivíduo à semelhança das impressõesdigitais, também possui "impressões digitais acústicas" que permanecem constantes durante períodos bastante longos, modificando-se quando a voz muda, como acontece, por exemplo, na puberdade. Essa assinatura é pessoal e nos permite diferenciar-nos, reconhecer-nos. Portanto, o eu vocal é uma verdadeira assinatura acústica estável, própria de cada um de nós. A evolução até a conquista da assinaturadefinitiva se faz em linhas gerais da seguinte maneira:
- No primeiro mês, o som produzido pelas cordas vocais dos bebês, tem ínfima diferença entre um bebê e outro. No entanto a mãe reconhece perfeitamente a voz de seu filho. Certamente não é pela assinatura, mas pelas pequenas diferenças de longitude, de rapidez do início ou da extinção do grito, que personalizam cada bebê e assim é reconhecido pelamãe.
- No segundo mês, as cordas vocais vibram quase tão regularmente quanto a dos adultos, mas ainda a freqüência dos sons não está organizada de maneira estável. É a etapa dos balbucios, com articulações muito flexíveis das vogais. Não há assinatura coerente.
- No terceiro mês o bebê vocaliza numa espécie de jogo de respostas entre ele e a mãe. Nesta idade ele tem várias assinaturas, pois emsua brincadeira de cada um à sua vez, tenta reproduzir a assinatura da última voz que ouviu.
- No quarto mês o bebê começa a definir sua própria assinatura, porém ainda não adquiriu estabilidade, pois a criança copia muito.
- O quinto e o sexto mês parecem cruciais no que se refere ao eu vocal. Essa assinatura vai evoluir lentamente, respeitando as características do momento até o período...
tracking img