A musica como recurso didaico no ensino de historia

2793 palavras 12 páginas
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de História

Antônio Kleber Machado Freitas 10375002601

Artigo apresentado como requisito de avaliação da disciplina Seminários temáticos de filosofia e educação, ministrada pelo professor Dr. Fernando Arthur.

Belém – Pará 28 de Fevereiro de 2011

A MÚSICA COMO RECURSO DIDATICO NO ENSINO DE HISTÓRIA Antonio Kleber Machado Freitas Graduando em História pela UFPA Resumo: este artigo visa mostrar como a musica pode ser usada como um recurso didático no ensino de história, mostrando cuidados que os professores devem ter ao utilizar a musica em sala de aula e mostrando exemplos de alguns tipos musicais que são trabalhados em sala de aula. Palavras chave: Música, ensino de história, recurso didático Abstract: This article aims to show how music can be used as a teaching resource in the teaching of history; showing care that teachers should have to use the music in the classroom and showing examples of some types of music that are performed in the .

classroom.

Keywords : Music, teaching history, teaching resource

Introdução Com o universo de constantes mudanças em que vivemos que é o século XXI, onde a agitação e a tecnologia contagiam cada vez mais a sociedade, sobretudo os jovens, que a cada dia que passa busca coisas novas, é importante que uma ferramenta tão bela que é a educação também se modernize, acompanhando as tendências e criando novas praticas principalmente didáticas, que cada vez mais envolvam o estudante, fazendo com que o mesmo estando em sala de aula se sinta próximo do seu cotidiano e não em uma parte isolada do tempo. Mudanças inovadoras vêm sendo possíveis com o avanço dos recursos audiovisuais na sala de aula, como o uso do data show, quadro digital e outros recursos tecnológicos que vêm sendo incorporados ao ambiente escolar. Para refletir sobre essa nova fase da educação e do professor é importante observar a fala de Jaime Pinsky sobre a função do

Relacionados

  • ementas disciplinas ufabc BC&T - bct
    60539 palavras | 243 páginas