A multimodalidade presente na capa da revista veja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


MULTIMODALIDADE EM UMA CAPA DE REVISTA

Angela Ferraz da Silva¹

Adriane Ianzen Machado²

RESUMO

A influência e a importância dos estudos sócio–semióticos no fazer publicitário estão presentes neste trabalho, de forma a explorar, na capa de revista produzida pela revista Veja do dia 21 de setembro de 2005, os diversos sistemas de significado queum texto multimodal pode apresentar. A análise enfoca as três funções hallidayanas da linguagem: a função textual, a interpessoal e a ideacional, sob o ponto de vista da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996). Enfoca também outra categoria, a cor, sob o ponto de vista informacional, tendo como base Guimarães (2000). Os resultados apontam para a presença da multimodalidade dogênero, em que o tema é a história de uma tragédia política, a queda do partido dos trabalhadores (PT). Na função textual, Ideal e Real apontam para a grande mudança ocorrida na trajetória do partido; na função interpessoal, a estrela vermelha, quebrada, ocupa o primeiro plano e é apresentada frontalmente para o leitor. Já na função ideacional, as cores predominantes são o preto e o vermelho: aqueleindica luto, morte, tragédia, dúvida e guerra, enquanto este é a cor do sangue, do comunismo, da reação. O jogo inteligente entre os vários sistemas semióticos concede à capa de revista modernidade, dinamismo e, ao mesmo tempo, grande impacto, uma vez que promove a intertextualidade com a cantiga infantil “Ciranda Cirandinha”. Conclui-se que a multimodalidade, em suas várias formas de representaçãoda linguagem, deve ser considerada quando do ensino da leitura da palavra, para uma leitura mais abrangente do mundo.

PALAVRAS - CHAVE: Linguagem. Sócio – semiótica. Publicidade. Gêneros textuais. Multimodalidade.

___________________________

[?] Professora de Português e Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, da FaculdadeInternacional de Curitiba – FACINTER

² Professora Orientadora





INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem por finalidade analisar a multimodalidade presente na capa de uma revista publicitária, produzida pela revista Veja no dia 21 de setembro de 2005, levando em consideração as três metafunções da linguagem, a função textual, a interpessoal e a ideacional, bem como a cor e o processosemiótico que a capa apresenta. A pesquisa de caráter descritivo, apoiada em autores como Halliday, Bakhtin, Kress e Van Leeuwen, entre outros, teve como principal objetivo analisar segundo a gramática sistêmico – funcional, a capa da Revista Veja do dia 21 de setembro de 2005 determinando os significados ideacionais presentes e estabelecer o modo de interação entre o autor e o leitor da capaanalisando a sua organização visual.

Este tema é relevante, uma vez que o mundo, hoje, é todo multimodal. As capas de revistas passaram a ser consideradas gêneros textuais passíveis de análise, e isto se dá, porque a carga de informação que uma capa de revista apresenta é tão importante que, por si só, passa a noção do conteúdo principal da revista.
A análise do gênero capa de revistapode auxiliar o professor de línguas a encontrar, com seus alunos, os vários sistemas semióticos presentes no dia-a-dia e, dessa forma, fazer com que a escola interaja no meio social onde está inserida.

Por fim, é necessário que nós, acadêmicos, estejamos envolvidos em pesquisa deste tipo, pois estudos nesta área são atuais e colaboram para as pesquisas lingüísticas necessárias ao professorde língua portuguesa, além de ser fundamental para enriquecimento pessoal e profissional.



LINGUAGEM E GÊNERO TEXTUAL

Linguagem e Funções
Sabe-se que a linguagem é cultura, e por isso tem um valor representativo, e partindo dessa concepção, vários estudiosos desenvolveram possibilidades de descrever uma gama maior de funções, e é através destas funções da linguagem que acontece...
tracking img