As mulheres e o mercado de trabalho (Por Zuleide Araújo Teixeira * Publicado em 09/09/2005 - 00:01

As desigualdades vividas no cotidiano da sociedade, no que se refere às relações de gênero, nãose definiram a partir do econômico, mas, especialmente a partir do cultural e do social, formando daí as "representações sociais" sobre as funções da mulher e do homem dentro dos variados espaços deconvivência, ou seja: na família, na escola, na igreja, na prática desportiva, nos movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade.
Nos últimos cinqüenta anos um dos fatos mais marcantes ocorridos nasociedade brasileira foi a inserção crescente das mulheres na força de trabalho. Este contínuo crescimento da participação feminina é explicado por uma combinação de fatores econômicos e culturais.Segundo dados do IBGE/2000, a PEA brasileira, em 2001, tinha uma média de escolaridade de 6,1 anos, sendo que a escolaridade média das mulheres ocupadas era de 7,3 anos e a dos homens de 6,3 anos.Uma conclusão corrente é a de que pessoas com maior nível de escolaridade tem mais oportunidade de incluir-se no mercado de trabalho. Entretanto, mesmo com o crescimento da mulher no mercado detrabalho, ainda não foram superados os obstáculos de acesso a cargos de chefia e diferenças salariais; estes, embora tenham diminuído desde os anos 90, ainda permanecem e significam que as mulheresaceitaram postos de trabalhos miseráveis para sobreviver com sua família, já que as taxas de desemprego feminino são maiores do que as da população masculina. As trabalhadoras brasileiras concentram-se nasatividades do setor de serviços; 80% delas são professoras, comerciárias, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham em serviços de saúde, mas o contingente feminino mais importanteestá no serviço doméstico remunerado, primeira ocupação das mulheres brasileiras.
O trabalho não remunerado da mulher, especialmente aqueles realizados no âmbito familiar, não são contabilizados... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 12). A mulher e o mercado de trabalho. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Mulher-e-o-Mercado-De/127822.html

MLA

"A mulher e o mercado de trabalho" TrabalhosFeitos.com. 12 2011. 2011. 12 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Mulher-e-o-Mercado-De/127822.html>.

MLA 7

"A mulher e o mercado de trabalho." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2011. Web. 12 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Mulher-e-o-Mercado-De/127822.html>.

CHICAGO

"A mulher e o mercado de trabalho." TrabalhosFeitos.com. 12, 2011. Acessado 12, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Mulher-e-o-Mercado-De/127822.html.