A mulher no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Nas últimas décadas houve uma crescente participação da mulher no mercado de trabalho, segundo os dados da PNAD 2006, as mulheres representavamaproximadamente 52% da população brasileira em idade ativa em 2006. Também é crescente a participação feminina na População Economicamente Ativa (PEA) apresentada pelos dados do IBGE/PNAD, sendo que 42,6milhões de mulheres estão inseridas no mercado de trabalho, que entre 1996 e 2006 teve um aumento de cerca de 5 p.p ao contrario dos homens que teve uma redução de quase 1 p.p.e essaparticipação tem crescimento constante.
De acordo com dados do IBGE/PNAD as mulheres ocupam a maior parte dos postos de trabalho nas faixas de até 1/2 salário mínimo e mais de ½ a 1 salário mínimo e nafaixa sem rendimento enquanto os homens tem participação superior a feminina nas faixas de mais de 1 a 2 salários mínimos ate mais de 20 salários mínimos

PESSOAS DE 10 ANOS OU MAIS DE IDADE EVALOR DO RENDIMENTO MENSAL DAS PESSOAS DE 10 ANOS OU MAIS DE IDADE, POR SEXO, SEGUNDO A SITUAÇÃO DO DOMICÍLIO E AS CLASSES DE RENDIMENTO MENSAL – BRASIL - 2006·.
[pic]
Entretanto, mesmo como expressivo crescimento da mulher no mercado de trabalho, ainda não foram superadas as diferenças salariais. Esses dados indicam que as mulheres aceitam postos de trabalho menos remuneradospara sobreviver com sua família.
De acordo com os dados da PNAD as atividades femininas continuam concentradas no setor de serviços como: professoras, comerciarias, cabeleireiras, manicures,funcionarias públicas ou trabalham em serviços de saúde, na prestação de serviços pessoais, vendedoras ambulantes e principalmente em serviço doméstico remunerado e também no setor informal edesprotegido do mercado de trabalho, também há um aumento na participação da mulher no trabalho industrial, especialmente nas indústrias têxtil e de calçados, fármacos, cosméticos e plásticos.
tracking img