A motivação humana

Páginas: 9 (2231 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
A motivação humana:
da lógica das necessidades à lógica das expectativas.

Segundo Chiavenato, podem distinguir-se três importantes pontos no estudo comportamental dos indivíduos:
* O homem como um ser transaccional, que recebe ordens e as cumpre, mas que também assume um papel proactivo provocando mudanças no seu ambiente;
* O homem com um comportamento dirigido para um objectivo, eque se esforça no sentido de os alcançar;
* O homem como um modelo de sistema aberto, que está interdependente do meio físico e social e que através do mesmo desenvolve capacidades mentais de procedimento e adquire informações que lhe permite conhecer as pessoas e tudo aquilo que o rodeia.
Como nos diz Chiavenato, o comportamento humano dentro de uma organização é complexo, dependendo defactores internos (personalidade, percepção, valores, entre outros), e externos (sistemas de recompensa, punição, factores políticos).

A motivação humana
De acordo com Chiavenato, dentro dos factores internos podemos encontrar a motivação. Segundo Fremont Kast e James Rosenzweig, citados por Chiavenato, por motivo entende-se “tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelomenos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”. (Organization and management: a system approac, 1970, p.245). Esse estímulo que motiva um determinado comportamento, pode ter origem externa que provém do ambiente ou interna que está ligada aos processos mentais do indivíduo.
A motivação pode ser encarada como o desejo de algo positivo (status, poder, etc.), mas também avontade de evitar situações ameaçadoras (rejeição social, pobreza, etc.).
Chiavenato afirma que os seres humanos são todos diferentes e que, como tal, têm motivações distintas. O que motiva cada indivíduo depende das suas necessidades, valores e capacidades para atingir objectivos e varia ao longo da sua vida. Contudo, podemos estabelecer um padrão de comportamento, baseado no ponto de vista deHarold J. Leavitt, citado por Chiavenato:
* O comportamento é causado, quer o ambiente, quer a hereditariedade influenciam o comportamento das pessoas;
* O comportamento é motivado, tem uma finalidade e não é aleatório;
* O comportamento é orientado para objectivos, que são impulsionados por um forte desejo de alcançar os mesmos.

O ciclo motivacional
Chiavenato argumenta que o ciclomotivacional começa com uma necessidade. Por necessidade entende-se uma força persistente que provoca o comportamento. A partir do momento em que o indivíduo sente uma necessidade, o seu equilíbrio é quebrado o que causa desconforto e insatisfação. Esse estado impulsiona o indivíduo a livrar-se da tensão e se essa acção for eficaz, significa que o mesmo encontrou a satisfação da necessidade voltandoao estado de equilíbrio anterior.
A satisfação sucessiva de uma mesma necessidade irá fazer com que o indivíduo reaja mais rapidamente à mesma sempre que esta surja. Uma vez satisfeita, a necessidade deixa de ser motivadora de comportamento já que não causa desconforto.
A necessidade nem sempre é satisfeita, quando isto acontece pode ser frustrada ou compensada. Quando é frustrada, a tensãoencontra uma barreira à sua libertação, e irá procurar uma saída alternativa, quer por via psicológica (agressividade, apatia, etc.), quer por via fisiológica (insónias, repercussões cardíacas ou digestivas).
A necessidade é compensada quando a satisfação de uma outra necessidade reduz a intensidade da que não foi satisfeita.

A hierarquia das necessidades segundo Maslow
A teoria de Maslowbaseia-se na hierarquia das necessidades humanas e estão organizadas numa pirâmide que se divide em cinco níveis:
* Necessidades fisiológicas, constituem a base da pirâmide e são as necessidades mais básicas, como a alimentação, sono, abrigo e desejo sexual. Estas necessidades são inatas que exigem satisfação cíclica para garantir a sobrevivência. Quando estas necessidades não estão satisfeitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação humana
  • Motivação humana
  • Motivação Humana
  • A motivação humana
  • Motivação humana
  • Motivação humana
  • motivação humana
  • Motivação humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!