A morte de ivan ilitch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
A MORTE DE IVAN ILITCH

TOLSTÓI, Liev. A morte de Ivan Ilitch. Rússia, 1886

A obra logo, de início, apresenta-nos os verdadeiros ideais burgueses do significado da vida e com os quais o leitor pode facilmente identificar com a nossa sociedade atual – mostrando-se uma obra a frente de seu tempo. Ao narrar a repercussão que teve a morte do juiz Ivan Ilitch para seuscolegas, amigos e familiares, o autor mostra o valor meramente material que parece ter vida do falecido, e, por conseguinte, o valor que damos também à vida daqueles que nos cercam. Pensa-se primordialmente nas perdas - ou nos ganhos - materiais trazidos pela morte, em lugar da perda do próprio individuo.
Seus colegas de trabalho de imediato analisaram e, de certa forma comemoram, as possíveispromoções e transferências que estariam a ocorrer devido o falecimento do juiz. Sentiram-se ainda aliviados pela “tranquilizadora sensação” de terem eles escapado da morte; além de lamentarem também a certa obrigação dos mais íntimos em arcar com todo o aborrecimento de comparecer a velórios, ao enterro e de dar os pêsames à viúva. Um dos grandes amigos, e também colega de faculdade do falecido, era PiotrIvánovictch que, como tal, compareceu ao velório de Ivan, onde buscou cumprir com todas as formalidades de conduta que pede a situação - embora permanecesse o máximo frio às lagrimas do lugar. Mesmo a viúva também nos aparece um tanto indiferente sentimentalmente com a perda do marido. Ao aproximar-se de Piotr, afirma ter um assunto importante a tratar com ele. Inicialmente, chorando aos prantos,conta ela os últimos dias sofridos do marido – o que, inclusive, fez Ivánovictch pensar por um instante no quão terrível seria caso o mesmo lhe ocorresse. Para depois, finalmente, abordar o que realmente lhe parecia ser seu interesse: o tesouro que o marido lhe deixara e como fazer para usufruir ao máximo dele. A viúva já estava incrivelmente informada, inclusive de trâmites que Piotr mesmodesconhecia.
Terminado o primeiro capitulo, o autor faz um corte temporal, retorando ao passado para mostrar-nos como fora a vida do juiz. Ivan Ilitch era irmão de outros dois rapazes e, na verdade, representava bem o “meio-termo” entre os outros dois; não sendo frio e carrancudo como o primogênito, nem relaxado e destrambelhado como o terceiro. Era um homem espirituoso, feliz, comunicativo,bem-humorado; além de ser também muito inteligente e capaz. No lado profissional, sempre cumpria severamente suas funções, jamais confundindo o pessoal com o profissional. Sabia bem conciliar o prazer com as obrigações de trabalho. Em outras palavras, era a própria figura do “bom burguês”.
Por toda vida manteve uma admiração especial por aqueles que ocupavam cargos superiores e seu principal objetivo devida era o ideal de uma existência digna, cômoda, decente e, principalmente, aprovada pela sociedade. Ou seja, o ideal de vida sustenta-se, primordialmente, pelas aparências. Assim sendo, casa-se com Praskóvia não por amor, mas por convenção; por ser algo necessário às vistas sociedade e promovedor de uma vida estável. No entanto, a partir da primeira gravidez da esposa, surgem também os problemasdo matrimonio. Sua mulher passa a ter implicâncias e necessidades mesquinhas, que o impediam e manter sua harmoniosa vida matrimonial e tornam necessária a criação um “mundo à parte da família”, a fim de manter a estabilidade de sua existência. Este “mundo” entende-se por amigos e trabalho - principalmente este último, o que o leva a criar uma ambição cada vez maior pela carreira. Assim, quandoperde a possível nomeação de juiz-presidente para Hoppe, fica profundamente frustrado e inicia o que fora o pior ano de sua vida, 1880.
Depois de noites mal dormidas e vários transtornos - sem contar sequer com a disposição do próprio pai em ajudá-lo - Ivan decide ir à Petersburgo reclamar a situação que, a seu ver, era incompatível com mérito profissional. É surpreendentemente bem sucedido...
tracking img