A Morfologia Ou Ainda An Lise Morfol Gica Ou M Rfica O Ato De Estudar Cada Uma Das Diversas Palavras Em Uma Frase Independentemente

2875 palavras 12 páginas
A morfologia ou ainda análise morfológica ou mórfica é o ato de estudar cada uma das diversas palavras em uma frase independentemente, visando sua classe gramatical. Há dez classes gramaticais: substantivos, adjetivo, artigo, pronomes, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.1 2
No exemplo "A Wikipédia é uma enciclopédia livre."
A é um artigo definido.
Wikipédia é um substantivo próprio derivado simples. é um verbo na terceira pessoa do singular, no presente do indicativo. uma é um artigo indefinido. enciclopédia é um substantivo comum derivado simples. livre é um adjetivo.
Referências
Nos últimos trinta anos, vêm sendo cada vez mais frequentes os estudos fonológicos em interface com morfologia prosódica e com a teoria da otimalidade.
Na interação com a sintaxe, Alexandre Carlos lembra que se destaca a morfologia distribuída, que prevê a inserção de traços morfológicos e fonológicos em posições da estrutura sintática, assim como as abordagens morfológicas de base discursiva e a gramática das construções, que focaliza com outra visão os processos de formação de palavras.
Como a morfologia estuda a palavra, que está em interação com a fonologia, a sintaxe e a semântica, parece natural que estas disciplinas reivindiquem para si uma parcela de seu espaço.
Na página 6, Carlos Alexandre escreve:
Este livro tem foco numa das várias controvérsias que caracterizam essa área: a LK delimitação dos dois principais tipos de operações morfológicas – flexão e derivação. Como veremos no decorrer dos capítulos, as disposições sobre essa dicotomia são bastante polêmicas e vão desde as que defendem uma rígida separação até as que negam por completo a existência de fronteiras entre elas.
Já na página seguinte (p. 7), depois de refletir sobre a dificuldade consensual de incluir os processos flexionais como parte da morfologia, levando em conta advertente fraca em oposição à vertente forte do lexicalismo, adianta na síntese do livro:
Neste livro, pretendemos

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas