A moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Moreninha
1. Biografia do Autor: Joaquim Manuel de Macedo
* Nasceu em 24 de junho de 1820 em Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro.
* 1843- Exerceu a função de redator da revista Minerva Brasiliense até 1845.
* 1844- Formou- se em Medicina. Publicou seu primeiro romance, A Moreninha. E assim decidiu seguir a carreira literária.
* 1845- Publicou o romance “O Moço Loiro”
*1849- Publicou grande parte de seu poema “A Nebulosa” na revista Guanabara, que fundou juntamente com Porto Alegre e Gonçalves Dias
* 1882- Faleceu dia 11 de Abril no Rio de Janeiro.
Andressa
Obras do Autor:
* Os dois Amores-1848
* Rosa-1849
* Vicentina-1853
2. Contexto Histórico: Letícia
* A história de Joaquim Manuel de Macedo aconteceu no Rio de Janeiro, onde oscostumes eram antigos (casas, roupas), as pessoas eram dedicadas no que faziam, então podemos dizer que o livro "A Moreninha", conta um romantismo de uma época diferente em que vivemos hoje.

3. Relações entre a obra e o Romantismo: Nathália
* Foi o primeiro romance do Romantismo brasileiro. As principais características do romantismo presentes no livro: Heroísmo, Culto a Natureza,Sentimentalismo, idealização da mulher.
4. Enredo: Liliana
* O livro conta a história de quatro garotos que estavam se formando em medicina. Um deles, Augusto, é tido pelos amigos como namorador inconstante. Ele próprio garante aos colegas ser incapaz de amar uma mulher por mais de três dias. Um de seus amigos, Filipe, o convida juntamente com mais dois companheiros, Fabrício e Leopoldo, a passarem ofim de semana em uma ilha, na casa de sua avó, D. Ana. Ali também estarão duas primas e a irmã de Filipe, Carolina, mais conhecida como "Moreninha". Por causa da fama de namorador do colega, Filipe propõe-lhe um desafio: se a partir daquele final de semana Augusto se envolver sentimentalmente com alguma (e só uma!) mulher por no mínimo 15 dias, deverá escrever um romance no qual contará a históriade seu primeiro amor duradouro.
Ana
Augusto ao conhecer Carolina (A Moreninha) viu que ela era muito sapeca. Com a festa dada pelos garotos, Augusto conversando com A Moreninha percebeu que ela não era o que imaginava. No dia seguinte Augusto foi a uma gruta junto com D. Ana, e começou a contar de sua infância dizendo que conheceu uma menina em uma praia, onde brincavam juntos, vendo uma mulherem desespero, pois seu marido estava morrendo por que a situação não era das melhores, então foram ajudar dando o que tinha que era um botão e uma moeda. Quando o marido da mulher já esta morrendo, disse a Augusto e a menina que iriam se separar, mas quando estivessem, mas velhos ficariam juntos, e logo se separaram. 
No decorrer da história Augusto descobre que a menina em que se apaixonou eraD.Carolina,pois deixou cair um breve contendo um camafeu, que é a mulher a quem ele tinha prometido se casar na sua infância, no final do Capítulo XXIII:
“A menina, com efeito, entregou o breve ao estudante, que começou a descosê-Lo precipitadamente. Aquela relíquia, que se dizia milagrosa, era sua última esperança; e, semelhante ao náufrago que no derradeiro extremo se agarra à mais leve tábua,ele se abraçava com ela. Só faltava a derradeira capa do breve.., ei-la que cede e se descose alta uma pedra... e Augusto, entusiasmado e como delirante, cai aos pés de d. Carolina, exclamando: 
— O meu camafeu!…O meu camafeu!... “
Ele está de casamento marcado com Carolina e o romance que deveria escrever já está pronto. Nas linhas finais da obra, o próprio Augusto nos informa seu título: "AMoreninha".
5. Personagens: Ana
* D.Joana- Prima de Filipe, namorada de Fabrício “... uma jovem de dezessete anos tem cabelos negros, belos olhos da mesma cor, e é pálida... romântica e, portanto, sublime”
* D.Joaquina- “... tem um ano de menos: loira, de olhos azuis, faces cor-de-rosa... seio de alabastro... clássica e por isso bela...” **Alabastro: Pedra branca, resistente, pareça...
tracking img