A moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUVEST 2003
Segunda Fase
Biologia 07/01/2003

Q.01 Certas doenças hereditárias decorrem da falta de enzimas lisossômicas. Nesses casos, substâncias orgânicas complexas acumulam-se no interiordos lisossomos e formam grandes inclusões que prejudicam o funcionamento das células. a) O que são lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células? b) Como se explica que asdoenças lisossômicas sejam hereditárias se os lisossomos não são estruturas transmissíveis de pais para filhos?

Q.02

A seqüência de eventos cromossômicos que ocorrem na duplicação de uma célulasomática animal está representada nos desenhos abaixo.

a) Em qual das fases representadas ocorre a duplicação do DNA?

b) Considere um gene autossômico H. Quantas cópias desse gene existem nofinal da fase A? Na fase B? Na fase C? Na fase D? Em cada uma das células formadas na fase E?

Q.03 Considere uma levedura, que é um fungo unicelular, multiplicando-se num meio nutritivo, onde aúnica fonte de carbono é a sacarose, açúcar que não atravessa a membrana celular. a) De que processo inicial depende o aproveitamento da sacarose pela levedura? b) Que composto de carbono é eliminado pelalevedura caso ela utilize os produtos originados da sacarose nas reações de oxidação que ocorrem em suas mitocôndrias?

Q.04 O gráfico abaixo representa o crescimento de uma população de herbívorose da população de seus predadores:

a) Pela análise do gráfico, como se explica o elevado número de predadores nos pontos I, II e III? Justifique sua resposta. b) Se, a partir de 1935, os predadorestivessem sido retirados da região, o que se esperaria que acontecesse com a população de herbívoros? Justifique sua resposta.

Q.05 Uma espécie de lombriga de cavalo possui apenas um par decromossomos no zigoto (2n = 2). Um macho dessa espécie, heterozigótico quanto a dois pares de alelos (Aa Bb) formou, ao final da gametogênese, quatro tipos de espermatozóides normais com diferentes...
tracking img