A moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INTRODUÇÃO....................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO........................................................................................5

CONCLUSÃO.....................................................................................................8REFERÊNCIAS..................................................................................................9

Introdução

A socialização é o processo pelo qual indivíduos adquirem padrões de comportamento que são valorizados pelo grupo e adequados para sua adaptação ao seu ambiente social. A moral acha-se intimamente relacionada com os atos conscientes e voluntários dos indivíduos, que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais oua sociedade em seu conjunto.
O ser humano é uma obra eternamente inacabada, em construção. O que somos agora serve apenas como base para aquilo que seremos amanhã. Cada nova experiência, boa ou ruim, acrescenta algo em nós, que pode nos ajudar ou atrapalhar, mas que de qualquer modo faz parte do que somos. Assim, conduzir-se moralmente é agir conforme certas normas estabelecidas pela sociedade.Justamente por isso a moral constitui-se um conjunto de regras definidas previamente e que determinam o modo de ser do homem.

Desenvolvimento

A pretendida autonomia da moralidade é algo histórica e experimentalmente irreal, inalcançável. Enquanto ser histórico e social, o homem aprende a comportar-se moralmente em sua vida prática, que se concretiza por meio de experiências intersubjetivas.Todo sistema de moralidade já fundado consistiu na reformulação de uma moral positiva anterior, herdada.
Com efeito, a moral se desenvolve no seio da coletividade, dado que, como ordem normativa, tem por objeto comportamentos humanos que, direta ou indiretamente, se referem a outras pessoas. Os chamados deveres do homem para consigo próprio são deveres sociais e para um indivíduo que vivesseisolado não teriam sentido. O sujeito hipoteticamente isolado é um ser amoral. Supor-lhe a existência de deveres morais é algo absurdo.
Discutir o tema moralidade implica em uma análise muito precisa das relações que o sujeito desenvolve com as outras pessoas, uma vez que, trata-se de um processo no qual a definição de regras é o limite caracterizado pela necessidade de manter o respeito comoconceito fundamental. Entretanto, a moral pouco se altera, a sociedade constrói suas próprias regras as quais mantêm características dos padrões anteriores.
Os fenômenos morais podem ser entendidos como gerados por condições sociais e são conseqüências de sanções sociais sobre a conduta. O indivíduo não é um ser livre, mas, submetido a um elemento externo, no qual o próprio deverá reconhecer comosuperior e digno de ser obedecido e respeitado.
Moral é um termo de origem latina que significa costumes, hábitos, maneiras habituais de proceder. Entende-se em geral como o conjunto de princípios, normas, dos juízos ou dos valores de caráter ético-normativo vigentes numa dada sociedade e aceitos pelos seus membros, antes mesmo de qualquer reflexão sobre o seu significado, a sua importância e a suanecessidade. A moral tem assim um caráter social, visto que decorre da sociedade e responde às suas necessidades.  
Significa, portanto, valor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo. Também pode ser considerado como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral no sentido de plena realização do homem, e integrada, o condicionamento aidêntico interesse do próximo. Dentro desta concepção constitui-se como um bem o que não comprometa o desenvolvimento integral do homem e nem afete igual interesse dos membros da sociedade.
A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é que são retirados princípios e diretrizes...
tracking img