A moral na sociedade urbana e rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes da revoluçao indusrial , a actividade produtivaera artesanale manual (dai otermo manufactura), no máximo com o emprego de algumas maquinnas simples dependendo da escala, grupos de artesãospodiam se organizar e devidir algumas etapas do processo , mais muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria –prima ate a comercialização do produto final.estetrabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprio artesãos e os profissionais da época dominavam muitas(se não todas)etapas do processo produtivo.
Com a revolução industrial ostrabalhadoresperderam o controlo do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou oprarios),perdendo a posse da matéria –prima ,do produto final e do lucro .esses trabalhadores passaram a controlar maquinas que perrtenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos lucros. O trabalho realizado com as maquinas ficou conhecido pormaquinanofactura.
Em nome de passagem marca o ponto culminante de uma evolução tecnológica, económica e social que vinha se processando na europadesde a baixa idade media, com efase nos países onde areforma protestante tinha consseguido destornar a influencia da igreja católica:Inglaterra.escocia,países baixo ,mais tarde ,e num esforço declarado que copiar aquilo que se fazia nos países maisavançado tecnologicamente: os países protestantes.
De acordo com a teoria de karl Max, a revolução industrial iniciada na grã-bretanha, integrou o conjunto das chamadas revoluçpoes burguesa do século XVIII,responsáveis pela crise do antigo regime, na passagem do capitalismo cvomercial para o industrial. Os outros dois mavimentos que se aconpanham são a idependencia dos estados unidos e a revoluçãofrancesa que, sob influencia dos principos iluministas, assinalam a transição da idade moderna para a idade conteporanea. Para Max, o capitalismo seria um pouco da revolução industrial e não sua causa....
tracking img