A MOLA HELICOIDAL E A LEI DE HOOKE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto
Licenciatura em Física
Física Experimental I









AS FORÇAS DE ATRITO – PRIMEIRA LEI DO MOVIMENTO DE NEWTON









Agnaldo Roberto
MatheusAugusto Borges Reis




Ouro Preto
2014
Introdução:


O físico inglês Robert Hooke foi quem primeiro demonstrou que muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a umaforça elástica, resistente ao alongamento produzido.
Hooke representou matematicamente sua teoria com a equação: F = - k. x .
Em que:
F = força elástica
K = constante elástica
x = deformação oualongamento do meio elástico

Um corpo ligado à extremidade de uma mola comprimida (ou esticada) possui energia potencial elástica. De fato, a mola comprimida exerce uma força sobre o corpo, a qual realiza umtrabalho sobre ele quando o abandonamos. Entretanto, se tentarmos comprimir (ou esticar) uma mola, nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estadoinicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada.
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma molapossui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode sercomprimida ou elongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.











Descrição Experimental

Materiais Utilizados:

01 Tripé universal delta médico com reentrância semicircular central,distância entre pés frontais 227 mm, identificadores de posição serigrafados com cinco orifícios A, B, C, D, corte longitudinal E, orifício de 6,5 mm F e três sapatas niveladoras amortecedoras;
01 Haste de500 mm com fixador M5;
01 Mufa de entrada lateral, braço horizontal com extremidade alongada, orifícios identificados, três esperas M3 e manípulo M5;
01 Régua transparente com encaixe escala em...
tracking img