A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO BRASIL

925 palavras 4 páginas
“... Decifrar as novas mediações por meio das quais se expressa a questão social, hoje é de fundamental importância para o serviço social em dupla perspectiva: para que se possa tanto aprender as várias expressões que assumem na atualidade, as desigualdades sociais, sua produção e reprodução ampliada.
- quanto a projetar e forjar formas de resistência e de defesa da vida” Marilda Iamamoto

Atualmente a “questão social” diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais das classes sociais, em uma dimensão mais ampla ela atinge a vida dos sujeitos numa luta aberta pela cidadania, no embate pelo respeito dos direitos civis, sociais, políticos e direitos humanos, e também pelo reconhecimento dos direitos de cada um e de todos. Portanto, o assistente social trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, terreno movido por interesses sociais distintos que tecem a vida em sociedade (Iamamoto,1999, p.27). Assim, aprender a questão social é também captar as muitas formas de pressão social, de intervenção e de re-invenção da vida, pois é em nosso presente que estão sendo recriadas novas formas de viver.

Em meio a tantos desafios e manifestações da questão social, hoje é preciso que os profissionais tenham cada vez mais competência e criatividade na construção de estratégias para a sua intervenção.. A dimensão pedagógica do Serviço Social está atrelada à intervenção do assistente social, que de certa forma cria uma possibilidade de emancipação e humanização, fazendo o sujeito criar condições para criticar a situação vivida, isso contribue para o acesso dos usuários à informação, e garante de certa forma uma participação social, no que diz respeito à luta por seus próprios direitos. De acordo com Iamamoto e Carvalho (2004), a função educativa dos assistentes sociais integra o amplo processo de elaboração de uma

Relacionados