A moda da primeira metade do século xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LARISSA MIDORY SAKAMOTO DA SILVA

A MODA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

JAPÃO
2012
INTRODUÇÃO

   O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira cronológica um pouco sobre a moda na primeira metade do século XX, ou seja, a moda dos anos 10, 20, 30 e 40, quando começou a ganhar características dos dias atuais e também acabou sendo inserida no contexto das suas grandes guerrasmundiais. Começaremos relatando sobre os marcos da ruptura com a moda do século XIX e o desenvolvimento desta ao longo dos primeiros anos do século.

A MODA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

O início do século foi marcado por a moda se insere no contexto de grandes inventos, mudanças e avanços tecnológicos. A França está no auge da Belle Époque, e vão ocorrendo as transformações que levam a modaser o que é hoje.
As vestimentas eram extravagantes, luxuosas porém aos poucos começam a perder os excessos. Era constante o uso de plumas, tecidos como o tule , mousseline de seda, chiffon, crepe da China eram os mais usados, em tons rosados e malva. Durante o dia os vestidos eram fechados e à noite eram bem decotados para que as jóias pudessem ser exibidas. Os homens continuavam usando assobrecasacas e as cartolas, os jovens usavam clças curtas com meias até o joelho. Damos destaque ao chapéu homburg, frequentement usado pelo príncipe de Gales.
Podemos destacar Paul Poiret, muito importante nas duas primeiras décadas, que libertou as mulheres dos espartilhos, proporcionando uma roupa mais simples e solta porém sem deixar de lado a elegancia. Seus vestidos eram usadosprincipalmente em festas noturna. Entretanto, onde estoura a Primeira Guerra Mundial, as mulheres passam a assumir um papel antes desempenhado pelo homem, mudando de postura na sociedade tendo que trabalhar para o sustento da família. As roupas de Poiret já não eram tão adequadas a essas necessidades. Um exemplo de roupa que fez parte desse novo estilo de vida feminino foi o shirtwaste.
Ocorreu umatambém uma certa influência russa e oriental da moda, especialmente pelo Balé Russo e pelo estilo dos Kimonos.
A década de 20 com o fim da Primeira Guerra Mundial, as pessoas começaram a repensar sobre a Belle èpoque. Os Estados Unidos, que teve menos perdas em relação a Europa, ganhou prosperidade e o monopólio cultural, influenciando o mundo com o “American way of life” com uma culturaconsumista. Houve uma ambivalencia em relação ao pensamento dos jovens da época, se mantinhamos costumes norte americanos ou se assumiam uma nova postura de modernidade e isso provocou uma fuga para o àlcool e comportamentos irreverentes. Crescia cada vez mais o número das casas de jazz, dando nome a época de “Era do Jazz”.
Chega a vez de grandes nomes como Coco Chanel, com seu corte reto, tecidosbaratos como o jersey, o uso da cor preta para as mulheres, antes exclusiva aos homens e mulheres de luto, boinas, chapéus simples, cardigans, cabelos curtos, tailleurs, pérolas marcam seu estilo. Como a própria dizia que “A moda passa, o estilo Chanel jamais.” Seu estilo simples, deu a mulher liberdade social, introduziu a cor preta, antes exclusiva dos homens, e trouxe um pouco do guarda-roupa destespara as mulheres, as mulheres passaram a usar calças. Recebe críticas de Poiret que dizia que sua moda era “pobre”. Ao longo de sua vida, vai criando muita moda com seu estilo marcante e simples, que pode ser reconhecido mesmo nos dias de hoje, sendo atualmente uma grife de luxo. Muitas estrelas como Marilyn Monroe eram usuárias de seu famoso perfume no. 5.
Também destacamos Jean Patou e suasroupas esportivas, criou a roupa para a tenista Suzanne Lenglen. Também revolucionou a moda com seus maiôs. A moda esportiva se popularizava.
A moda se simplificava os vestidos encurtaram, o uso do tailleur era frequente, recebendo forte influncia cubista com seus retangulos coloridos. A mulher passou a fumar, cortar seus cabelos, falar com desenvoltura, chocando a sociedade e ao mesmo tempo...
tracking img