A mitologia do preconceito linguístico

Páginas: 4 (923 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
RESUMO CAP 1
Em o Preconceito Lingüístico – O que é, como se faz – Marcos Bagno traz uma discussão sobre as implicações sociais da língua. As formas como muitas pessoas pronunciam certas palavrase nessa pronúncia acabam trocando letras nas frases, nos encontros consonantais, nas concordâncias gramaticais...; Isso tem levado a muitos acharem que essas pessoas não têm instrução escolar nenhuma,são pessoas com “atraso mental”. É preciso respeitar a língua falada que muitas vezes não é idêntica à língua escrita, e que o grande problema se encontra na situação social que se encontra o Brasil,de injustiças, exclusões, e desigualdades.
Bagno recusa a idéia simplista que separa o uso da língua em " certo" ou " errado" , e estuda a fundo as causas do português falado e escrito no Brasil.Para isso. O autor analisa oito mitos inseridos no primeiro capítulo do livro A mitologia do preconceito lingüístico.
Mito nº 1 – A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidadesurpreendente; O autor da ênfase na diversidade do português falado no Brasil “o que habitualmente chamamos de português é um grande “balaio de gatos”, onde há gatos dos mais diversos tipos: machos, fêmeas,brancos, pretos, malhados, grandes, pequenos, adultos, idosos, recém-nascidos, gordos, magros, bem-nutridos, famintos etc. Cada um desses “gatos” é uma variedade do português brasileiro, com suagramática específica, coerente, lógica e funcional”.
Ele destaca a importância que as escolas e instituições voltadas para a educação e cultura, têm em abandonarem esse mito da unidade do português noBrasil e passarem a reconhecer a verdadeira diversidade lingüística de nosso país. Qualquer manifestação lingüística que escape desse triângulo escola -gramática - dicionário é considerada, sob a ótica dopreconceito lingüístico, " errada" , como Bagno discute no Mito nº 4 – “As pessoas sem instrução falam tudo errado”.
Mito nº 2 – Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula-tema 03: A Mitologia dos Preconceitos Linguísticos
  • Preconceito linguistico
  • Preconceito linguistíco
  • Preconceito linguistico
  • Preconceito linguistico
  • preconceito linguistico
  • preconceito linguistico
  • Preconceito linguistico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!